segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tudo isso graças a Doutor Lula

Ensino de excelência em Pernambuco


O Globo - 03/10/2011



RECIFE. Marcado por problemas como déficit na aprendizagem, evasão escolar e falta de professores, o ensino técnico também oferece ilhas de excelência. A antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco, transformada em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, teve suas 1.920 vagas disputadas este ano por 17 mil alunos. E a Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães selecionou 1.830 entre 10 mil que disputaram uma chance em seus oito cursos.


A corrida não é para menos. O IFPE está com o quadro de 398 professores completo. Com 102 anos de funcionamento e transformado em IFPE no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou com a maior autonomia financeira, segundo o diretor Moacir Martins Machado. Equipou-se e tem hoje cem laboratórios que servem a 16 cursos. Dois estão em fase de implantação: automação industrial (de nível superior) e mecânica automotiva (especialização técnica), ambos voltados para polos industriais que estão sendo implantados no litoral Sul (complexo industrial portuário de Suape) e litoral Norte (que se prepara para receber a Fiat). Aos 19 anos, Wolney Júlio Gonçalves se classificou para fazer o ensino médio junto ao técnico de química:


- O diferencial de terminar o ensino médio com formação profissional é ganhar logo o mercado de trabalho. Se eu fizesse o ensino médio convencional e fosse depender de universidade para me inserir, ia perder de dois a três anos pelo menos. Com o integrado, essa ponte fica mais curta.


O IFPE ensina não só tecnologia, mas também empreendedorismo. Uma das iniciativas é a Aromice, uma pequena SA/E (Sociedade anônima Estudantil), na qual os alunos aprendem todas as etapas na implantação de uma indústria. Para manter a empresa, o IFPE conta com ajuda de grandes corporações - como Santander e Gerdau - e de uma organização não governamental secular e internacional, a Júnior Achievement.


A reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Recife administra nove campi.


O projeto Edificando Ideias - que terminou por produzir tijolo que usa fibra de coco - rendeu o Prêmio Nacional do educador, conferido pela Microsoft.


- Nossos cursos são voltados para a demanda. O de design cresceu com o aumento do poder de compra da nova classe média - diz Sandra Domitilia de Carvalho, diretora da escola, que conta que no curso de edificações, os adolescentes mal entram no 1º módulo e já são chamados para estágios

7 comentários:

Anônimo disse...

Sim, graças ao Exu Tranqueira - "DOTÔ HORRORIS CAUSA EM PATIFARIAS E MARACUTAIAS", e analfabeto ou semianalfbeto em quase tudo o mais - é que a ecucação no país vem atingindo níveis verdadeiramente alarmantes de degradação!

Que coisa vergonhosa, petralhas!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Só publiquei porque quero ver Vera e Amelia quebrando a sua cara.No mais, não me chame de petralha ou coisa que o valha.Eu sou petista e com orgulho!

VERA disse...

E não é que a MÚMIA PARALÍTICA ressuscitou!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Liga não, Sr. Terror,

O tunganotário DEBILOIDE está confundindo o nosso DOUTOR com seus gurus INCOMPETENTES do PSDBostas: o FGAGAC-privateiro-propineiro, que a única coisa que fez foi PRIVATIZAR a Educação; e com os tucanalhas que DESgovernaram SP e enfiaram a Educação naquele lugar!!!

Além, é claro, de DESVIAREM MILHÕES da Educação para SUPERFATURAR assinaturas de panfletos e jornalões da mírdia nazista para as escolas estaduais. Só este ano, foram: R$ 9.074.936,00.

Vc viu, Sr. Terror, que durante uma palestra da Dilma para a revista Exame, o tucanalha Aloísio-300-mil criticou a posição dos estudantes brasileiros no ranking do PISA, e o Hadad CALOU-LHE a BOCARRA, ao mostrar que a posição dos estudantes de SP, DESgovernado há quase meio século pelo PSDBostas, está no mesmo patamar do Brasil, cujos Estados do Norte/Nordeste, eles sempre desprezaram???!!!

Isso sim é COISA VERGONHOSA!!!

COISA VERGONHOSA também é um tunganotário cujos gurus NUNCA fizeram NADA pelo Brasil, a não ser ESPOLIÁ-LO e enviar o produto do roubo a paraísos fiscais, vir aqui criticar o LULÃO, O MELHOR PRESIDENTE que este País já teve!!!

COISA VERGONHOSA também é uma pessoa não conseguir disfarçar a INVEJA que o consome por, apesar de se dizer letrado, JAMAIS ter recebido título nenhum, enquanto NOSSO LULÃO, q ele chama de analfabeto, já ter recebido VÁRIOS!!!

Quantos títulos HONORIS CAUSA o FGAGAC-maconheiro-corno-raro recebeu mesmo, hein, Sr. Terror??? Vc se lembra???

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

O TERROR DO NORDESTE disse...

Pau nesse covardão, Vera!

Francy Granjeiro disse...

Muito boa essa materia pra comentar

http://economia.publico.pt/Noticia/aumento-do-desemprego-em-espanha-teve-o-pior-setembro-dos-ultimos-15-anos-1514991

Somaram-se 95.817 pessoas aos desempregados espanhóis no período de um único mês

Maria Amélia Martins Branco disse...

Terror e Vera, diz um ditado que não se chuta cachorro morto, mais esse aí coitado está morto juntamente com os TUCANOS que tentam de toda forma sobreviver, e o homem mascarado não se dá por vencido, não tem argumento, ele chama Lula de analfabeto, é um anônimo de uma nota só: Exu Tranqueira, vai estudar mané, vai procurar o chiqueiro TUCANO que é lá o teu lugar junto com o corno manso FHC, Serra,Aébrio, Aloisio que comprou um apartamento no Morumbi com os 10 milhões desviados pelo Paulo Preto da campanha do Bolinha de Papel, e o picolé de chuchu Alckmin que tenta de todo jeito abafar o mensalão paulista na venda de emendas denunciadas por um Dep. do PDT, esse é o jeito TUCANO de governar, desviando, roubando, abafando, privatizando, vendendo o patrimônio dos brasileiros, enganando, caluniando. Enquanto isso o nosso Lulão só nos dá alegria sendo reconhecido no mundo todo pra desespero dos TUCANÓIDES, eles tem obsessão por Lula, queriam ser Lula, ter a inteligência de Lula, mais felizmente Deus não fez cópia. Por que não te CALLAS, Anônimo.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Maria, esse anînimo é analfa de pai e mãe.Diz que é doutor em qualquer coisa, mas não é porra nenhuma.É um escroque a serviço dos demotucanos.