sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Paulo Teixeira vê insensibilidade social de Kassab em ação na Luz


Deputado vê insensibilidade social de Kassab em ação na Luz, em São Paulo
           


São Paulo – O deputado federal Paulo Teixeira (SP), líder do PT na Câmara, lamenta a ação conjunta da Prefeitura de São Paulo e do governo estadual contra usuários de drogas na região da Luz, centro de São Paulo, também chamada de cracolândia.


“Essa cena dantesca de tratar usuário de droga com polícia, sem ter feito durante esses oito anos a reabilitação deles, sem ter criado centros de convivência, de reabilitação, de atenção”, lamenta o parlamentar em conversa com a Rede Brasil Atual sobre a política de habitação de Kassab. “Foi uma visão elitista aqui na região central, que poderia ter sido respeitosa com os mais pobres e não foi.”


Desde o último dia 3 a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana realizam uma ação repressiva na chamada cracolândia. Até aqui, quatro pessoas foram presas em 860 abordagens policiais, muitas delas registradas em imagens de violência. De 73 ditas abordagens sociais, quatro resultaram em encaminhamentos para hospitais. A falta de uma intervenção social é fruto de críticas, inclusive de veículos de comunicação alinhados ao governo do estado ou à prefeitura, que têm visto a operação na Luz simplesmente como uma tentativa de empurrar o problema para longe da área que a administração de Kassab deseja rebatizar de Nova Luz, com mudanças urbanas nos quarteirões do antigo centro.


“O que está acontecendo na Luz é uma série de equívocos. Entraram em um processo de gentrificação, de favorecer o mercado imobiliário em detrimento de organizar um serviço de atendimento aos usuários de droga, aos profissionais do sexo”, critica Teixeira, que vê “baixa sensibilidade social” nos projetos de Kassab para o centro da cidade.


Em entrevista coletiva na última quinta-feira (5), os envolvidos na operação batizada por Centro Legal defenderam a intervenção, garantindo que ela será seguida por uma fase de atuação social e de saúde. A secretária municipal de Assistência Social e vice-prefeita, Alda Marco Antonio, estima que dentro de 30 dias serão abertos na região centros de atendimento e internação de usuários de droga. De acordo com a Polícia Militar, o momento é de “quebrar” o tráfico na região.

3 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vera Lula disse...

Esperar o que dos direitalhas NAZISTA???!!!

leonardo-pe disse...

com uma imprensa dessa,até eu fico retardado.isso é de uma insensibilidade sem tamanho!não é pra Rir anonimo Nazista!realmente,São Paulo,não tem jeito!