quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vídeo mostra soldados dos EUA urinando sobre cadáveres talibãs


 
Da Redação Sul 21



Em um vídeo postado no YouTube e divulgado pelo site TMZ na quarta-feira (11), soldados dos EUA aparecem urinando sobre cadáveres de combatentes talibãs. As informações presentes junto ao vídeo, ainda não confirmadas, dão conta de que os soldados são de um batalhão da Carolina do Norte, que participavam de atividades no Afeganistão. Embora questione a autenticidade do vídeo, o Exército dos EUA diz que as ações do vídeo não condizem com os valores da corporação e que os responsáveis serão punidos.



O vídeo, postado pelo usuário semperfiLoneVoice (um trocadilho com “semper fidelis”, lema dos marines dos EUA e que significa “sempre fiel” em latim) mostra quatro soldados cometendo o ato, enquanto um deles diz “tenha um bom dia, amigo”. Outro faz um trocadilho com “golden shower” (“chuva dourada”, em português), prática sexual que envolve urinar sobre o parceiro. Um quinto soldado opera a câmera, fazendo ajustes para melhor enquadrar o rosto de um dos mortos.



O vídeo pode ser visto aqui.



“Ainda que não tenhamos verificado a origem ou a autenticidade do vídeos, as ações nele retratadas não são consistentes com nossos valores e não são indicativas do caráter dos Marines”, declarou um porta-voz do Exército. “Essa questão será investigada a fundo e os responsáveis serão punidos por seus atos”.



Analistas acreditam que o vídeo, caso sua autenticidade seja comprovada, deve causar ultraje junto ao mundo islâmico e aumentar a pressão para que as tropas norte-americanas deixem imediatamente o Afeganistão. Embora comparações sejam feitas com as fotos de tortura na prisão de Abu Ghraib em 2004, alguns lembram também as falsas fotos publicadas no jornal inglês Daily Mirror no mesmo ano, mostrando supostas cenas de tortura contra prisioneiros iraquianos. Na época, as imagens levaram ao pedido de demissão de Piers Morgan, o editor do jornal.

Com informações de TMZ e The Telegraph


Um comentário:

walter melo disse...

já fiz esse comentário, não com as mesmas palavras, mas a exência é a mesma: "um país que já matou 3 presidentes, tentou matar um 4º (presidente); detonou 2 bombas nucleares em cima de velhos, mulheres e crianças (e se orgulha disso!); que um dos seus covardes, sim porque ele só mata à distância, sem nenhuma ameaça a sua (dele) integridade, assassinos oficiais, se vangloria e diz que não sente nenhum remorso EM UM LIVRO, que imagino que será um best-seller lá; que a sua (deles) constituição defende o direito de porte de quantas armas quizerem (e p´rá servem armas, se não para matar), só pode ser um país de ASSASSINOS EM POTENCIAL, com um mínimo, ou nenhum, discernimento de humanidade, de moral, de direito e/ou qualquer coisa de bom.