sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lula: “Não vou permitir que um tucano volte ao poder no Brasil”




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite desta quinta-feira (31) do Programa do Ratinho, exibido pelo SBT. Essa foi a primeira participação de Lula em um programa depois da polêmica envolvendo o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Sobre o assunto Lula foi incisivo: "Quem inventa a história, que prove a história".


Em reportagem publicada na revista Veja, na semana passada, Mendes acusa Lula de tentar pressioná-lo a adiar o julgamento do mensalão. Em troca, segundo o ministro, Lula teria proposto blindagem na CPMI do Cachoeira. O ex-presidente nega a acusação.

Entre outros temas, o apresentador Carlos Massa, conhecido como Ratinho, perguntou o motivo de Lula ter escolhido o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, como o nome do PT para a disputa municipal em São Paulo. "Acho que São Paulo precisa de um prefeito que tenha o mesmo entusiasmo que o Haddad mostrou quando era ministro da Educação", afirmou. Ratinho chamou Haddad ao palco para participar da entrevista junto com Lula. "Haddad já entrou para a história como o ministro da Educação que mais criou escolas técnicas neste país", afirmou o ex-presidente.

O programa exibiu ainda uma reportagem sobre os avanços do ProUni (Programa Universidade para Todos) sob a gestão de Haddad. "Foi a maior revolução feita na história da educação deste país. Antes você via menino nascido na periferia sem nenhuma possibilidade de entrar em uma Universidade, de ser médico", disse o ex-presidente. "Hoje você vê os pobres deste país entrando na Universidade. Nordestino vinha para São Paulo só para ser ajudante de pedreiro. E o nordestino, a gente, quer é ser médico e engenheiro", afirmou.

Em uma brincadeira em tom de provocação, o apresentador perguntou: “O povo está topando votar no novo?”. "Sim, a população votará no novo porque quer mudança em São Paulo", disse Lula.

Presidência

Questionado se seria novamente candidato à Presidência da República, Lula disse que a candidata natural é a presidente Dilma Rousseff, mas não descarta a possibilidade. "A única hipótese de eu ser candidato é se ela não quiser. Não vou permitir que um tucano volte ao poder no Brasil", afirmou. "José Serra, você está lascado", disse Ratinho logo depois.

"Tem gente que não gosta de mim porque pobre está comprando carro novo, está viajando de avião", disse o ex-presidente. "Mas é assim que este país tem que ser", afirmou.

Haddad completou a fala. "Muita agente reclamou do bolsa-família pois seria assistencialista. O orçamento da Educação passou de R$ 20 bilhões para R$ 80 bilhões. São ações conjuntas, é um todo", disse o pré-candidato.

Durante o programa, Lula ainda falou sobre seu câncer, sobre o Corinthians e sobre a amizade que mantém Ratinho. Também foi exibida uma reportagem sobre a vida de Lula e um depoimento do ex-jogador de futebol Ronaldo. A participação de Lula no programa durou pelo menos 40 minutos.


Informações da Uol

Nenhum comentário: