sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Rota da imprensa

A Rota da imprensa

Colunistas de Veja.com, Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes, em artigos sucessivos, exigem para Lula o mesmo que a ditadura militar determinou a ele em 1980: prisão; o primeiro quer até quatro anos; seu vizinho, algemas; eles merecem rodar ao volante e na janelinha de uma viatura da Rota




A partir de 19 de abril de 1980, em plena vigência da ditadura militar, no plantão de João Figueiredo e sob a custódia do delegado Romeu Tuma, Luiz Inácio Lula da Silva passou 30 dias no xadrez do temido Dops – o Departamento de Ordem Política e Social. A ditadura acabou, Figa e Tumão morreram e o Dops foi extinto. Mas há quem continue querendo mandar Lula para trás das grades outra vez. Mais precisamente, e não por coincidência, dois dos mais hidrófobos colunistas de Veja.com: Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes, vizinhos de página virtual.


Cada um ao seu modo, Azevedo com seus jatos biliáticos e Nunes usando e se lambuzando de adjetivos, eles partiram de dois fatos isolados, sem dúvida protagonizados por Lula, para embicarem seus leitores na rota do autoritarismo. Ao mesmo tempo investigadores e juízes, fizeram como se estivessem um ao volante de uma daquelas antigas viaturas da Rota, e o outro na janelinha, para exigirem cadeia sem recurso para o que entenderam como crimes de Lula.


Reinaldo enxergou na conversa reproduzida à Veja pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, e negada à revista pelo ex-ministro Nelson Jobim, um verdadeiro atentado de Lula sobre a autonomia do Supremo – ainda que o próprio Mendes, em sua versão atrasada em 30 dias sobre o fato, mal tenha sido enfático sobre a pressão que sobre ele teria sido praticada. Para o colunista, no entanto, Lula deveria ser enquadrado imediatamente no Código Penal como quem tentou obstruir a Justiça e, assim, amargar uma pena de até quatro anos de cadeia.


Nunes, cuja pena claudica à direita num movimento que pode manchar de maneira indelével sua biografia de jornalista centrado, é sempre mais engraçado que Reinaldo, além de ter um estilo incomparavelmente melhor. Mas igualmente escorregou para a pressa e o açodamento, ao enxergar na entrevista de Lula ao Programa do Ratinho um ataque do ex-presidente à legislação eleitoral que mereceria não menos que a humilhante prisão em flagrante com algemas. Nada de reprimendas, multas ou até mesmo a cassação do candidato beneficiado, mas cadeia, xadrez, xilindró. É autoritarismo demais, né, não?


O problema dos dois colunistas não está em seu posicionamento político. Eles podem, é claro, escrever o que quiserem – a tela do computador, afinal, aceita tudo. Mas ao usarem o poder de crítica para pedir a ultrapassagem de todo os ritos democráticos legais existentes na sociedade para tratar de casos como os mencionados – e levar Lula direto de volta para a cadeia --, do primeiro ao quinto se associaram ao que a ditadura fez com o ex-presidente. O pior é que nessa Rota da imprensa ainda tem mais gente querendo entrar para fazer patrulha. Hoje, como dantes, Lula ainda incomoda demais.Brasil 247

8 comentários:

Alício disse...

Aos 65 anos agora eu sei o que significa a palavra idiota. Encontrei um no artigo em questão.

Francy Granjeiro disse...

ENQUETE DA BOL

Você gostaria que Lula se candidatasse a presidente em 2014?
Não, prefiro outro partido no poder 44.32%
Sim, votaria nele 44.3%
Não, prefiro a Dilma 11.38%
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O que me incomoda é você *SÓ

esse Outro..........quero q

Anônimo disse...

Essses bandidos agem como os mercenários da OTAM,que destruiram a Líbia e Kadaff. Se pudessem fariam o mesmo com Lula. Mas só que aqui não é a Líbia e nos os pegaremos primeiro. O Brasil não tem volta. Vai sim ser a maior potência do mundo, não como potência militar, mas em bem estar social, democracia e respeito ao próximo e a livre determinação dos povos, nem que para isso o povo antes, tenha que ser letal contra essa raça de bandidos políticos e corruptos e seus aliados sequases do quarto poder que é a imprensa sadia e bandida que ainda ruge como um tigre de papel. O lixo da história aguarda esses imbecis!...

Antenor disse...

É o caso de se desconfiar desses dois esquizofrênicos de que são traumatizados. Talvez sofreram de abuso sexual na infância, coitados!!!

Anônimo disse...

Por favor, quem tiver habilidades musicais que grave, ao som de INTERNET do Gilberto Gil:


Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos habeas-corpus
Se faz uma jogada
Pra que banqueiro não se algeme …(2x)

Como eu faço pra me informar ?!?
Quero aproveitar todo o vazamento da PF !!!
Quem levou de Learjet o senhor Gilmar
Ao encontro de um patife pra tomar uísque…sá-cumé-que-é !!!

Um bando mequetrefe que queria chantagear
Que se valia do conluio pra desinformar
É fácil colocar uma nota lá no Radar!
O problema é que depois em um hot-link
No site do Paulo Henrique,
A verdade vai apareceeeeer…eé..eé..eé…

Eu quero estar na rede
Promover o debate
Censurar a Internet ?!?
O grupo de marionetes não vai me desconectar…(2x)

O decadente quer proibir-me de blogar ?!?
Ele e o chefe da Milícia da família Civita
Junto com o editor mafioso acaba de soltar
Uma nota para atacar o presidente do povão!!!

Eu quero entrar na rede para constatar
Dos blogs progressistas, aos sites de opinião…
Que o chefe da PF lá de Brasília manda avisar que celular…

Estava grampeado e que na Papuda, o bicheiro não tem mais o videopôquer para jogar…

blogar….blogar….blogar…blogar….

Vamos ….

blogar….blogar….blogar…blogar….

Anônimo disse...

O Senhor tem razão e O Ratinho é um hOMEM que dá oportunidade iguais a todos os ser humanos.
A homenagem ao Lula no SBT deixou o povo brasileiro orgulhoso , já estava sentindo falta desse présidente tão massacrado pelo Psbb.
OS índices de audiência provam que ele é sempre querido .
O programa alcançou a grobo e foi sem dúvida um desrespeito a Legislação Brasileira .
É muito orgulho nós ser respeitados pelo Lula porque ele merece .
Sou apenas um trabalhador da construção um pedreiro com muita Honrra , moro em Récife senhor mas reconheço o mérito de quem não trabalha porque a cabeça pensa . É muito mais sabio saber pensar com os miolos .
Um dia um filho meu vai se igual ao Lula e eu vou ficar rico .
Deus vai me ajudar

Parabéns mais uam Vez

Francy Granjeiro disse...

Aloooooo Álvaro Dias,essa voce nao sabe, heim?
Vereadora é eleita com apenas um voto no Paraná
Uma manicure de Medianeira, a 50 km de Foz do Iguaçu (PR) recebeu apenas um voto nas eleições de 2008.

Filiada ao PPS e suplente de Edir Josmar Moreira (PSDB), caçado por infidelidade partidária, ela será a nova vereadora da cidade. Isso aconteceu porque os outros suplentes - que receberam mais votos do que ela - também mudaram de partido e assim não poderão assumir a cadeira no parlamento municipal.