sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ATÉ AS MALETAS DA ABIN SABEM DISSO

Sexta, 19 de setembro de 2008

Fruet: Laudo da PF é "desconfortável" para Jobim
Valter Campanato/Agência Brasil

Na parede - Laudo da PF contradiz relato de Nelson Jobim ao presidente da República, antes do afastamento da diretoria da Abin
Claudio Leal

O resultado do laudo do Instituto Nacional de Criminalística (INC), da Polícia Federal, trouxe novo revés para o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A perícia divulgada nesta quinta-feira, 18, atesta que os 16 equipamentos em poder da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não podem realizar escutas telefônicas, ainda que sirvam para "interceptações de áudio ambiental".

O laudo contradiz as declarações de Nelson Jobim no início da crise aberta pelo grampo contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Os dois tiveram uma conversa ao celular interceptada.

Na reunião que antecedeu o afastamento do diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, o ministro da Defesa apresentou ao presidente Lula a garantia de que o órgão de inteligência podia realizar grampos telefônicos.

Segundo os técnicos da PF, nem mesmo os aparelhos comprados através do Exército (Oscor 5000) têm capacidade de fazer interceptações telefônicas. Em entrevista à TV Brasil, na quarta-feira, 17, o presidente Lula afirmou que Paulo Lacerda pode voltar ao cargo "quando quiser".Membro da CPI dos Grampos, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) avalia que o laudo põe Nelson Jobim em um situação "desconfortável" no governo. Mas vê com cautela o possível retorno de Lacerda à Abin.

- Uma posição segura vai precisar de mais tempo. Existem outras linhas de investigação com relação à participação de agentes. Tem que ter cautela agora. Esse laudo cria uma situação desconfortável para o ministro (Nelson) Jobim. Com relação à saída do dr. Paulo Lacerda, nunca se afastou toda a diretoria da Abin. Nesse governo, nenhuma das crises foi tratadas dessa maneira - diz Fruet em conversa com Terra Magazine.

A CPI dos Grampos pretende pedir uma perícia "independente" a um centro de pesquisa da Unicamp. Fruet identifica uma clara disputa entre setores do governos nas escaramuças de Nelson Jobim e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

- Como estamos vivendo uma sucessão de informação e contra-informação, é preciso ter cautela com tudo que sai. Não foi coincidência sair o laudo no dia seguinte ao depoimento do ministro Jobim. O laudo da Polícia Federal contradiz o depoimento dele. Por que o laudo não saiu ontem, anteontem ou semana que vem? Essas coisas não acontecem por acaso.

O deputado do PSDB critica a falta de "coordenação" do governo nos esclarecimentos prestados à sociedade. Para Fruet, o resultado do laudo é "um ponto positivo" para Lacerda, mas prefere aguardar os desdobramentos de outras linhas de investigação.

- Está faltando coordenação dentro do governo. Estão expondo negativamente os ministros. Nessa guerra, nessa disputa, não sei qual vai ser a próxima peça a ser movimentada no tabuleiro. Houve um ponto positivo para o dr. Paulo Lacerda, mas há outras linhas de investigação. É uma avaliação pra ser feita daqui a 30, 60 dias. Se foi sumário (o afastamento) naquele momento, também não pode ser agora.

Terra Magazine.
Comentário do Terror.

Este tucano quer fazer média.

Não precisava(nem precisa) ele ficar dando palpites. Para dar palpites já basta o palpiteiro Gilmar Dantas.

Até as maletas da Abin sabem que a permanência de Jobim no governo é insustentável.

Até hoje eu não entendo o porquê de Jobim se manter no cargo de Ministro da Defesa(ou será ministro da mentira?).

Nenhum comentário: