quinta-feira, 18 de setembro de 2008

DANIEL DANTAS DEVE ESTAR CUSTEANDO ESSA CPI


CPI dos Grampos vai pedir perícia paralela nos equipamentos da Abin
KEYLA VIANA DIAScolaboração para a Folha Online, em BrasíliaGABRIELA GUERREIROda Folha Online, em Brasília

A CPI das Escutas Clandestinas da Câmara vai pedir nova perícia nos equipamentos comprados para a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em conjunto com o Exército, que segundo laudo da Polícia Federal não têm capacidade de realizar escutas telefônicas. A comissão vai solicitar uma análise técnica independente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações da Unicamp.

"A CPI é um órgão independente e isento, um órgão do Congresso Nacional que está fazendo a verificação dessa questão da interceptação telefônica no país. Então a melhor maneira de fazer a averiguação disso tudo é através da perícia da própria comissão parlamentar de inquérito", informou o presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) .

O parlamentar disse que só poderia isentar a Abin no episódio da escuta ilegal no telefone do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, após a conclusão de todas as análises técnicas nos equipamentos da agência. A CPI também vai aguardar a conclusão da perícia iniciada pelo Exército nos equipamentos comprados pela Abin.

"Vou solicitar que seja também encaminhado esse laudo para que a gente possa comparar esses dois laudos, para que os técnicos da CPI possam fazer uma comparação entre esses dois laudos e os equipamentos [da Abin]", afirmou Itagiba.

O objetivo do presidente da CPI é pedir que os técnicos da comissão analisem os laudos da PF, do Exército e da própria comissão sobre a capacidade dos equipamentos realizarem escutas. Laudo da Polícia Federal encaminhado nesta quinta-feira à CPI afirma que as maletas da Abin não têm capacidade de realizar grampos telefônicos, mas podem fazer escutas ambientais.

O laudo aponta que a Abin não tem equipamentos para realizar grampos em telefones celulares. Por isso, a conversa entre o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e o presidente do STF não poderia ter sido gravada pelo equipamento da agência uma vez que Mendes usou seu celular na conversa com o parlamentar.

Comentários.

Como se vê, o ex-tucano Itagiba, que só acredita em laudo pericial da Polícia Federal quando o investigado é do PT e, obiviamente, se for provado o crime, que recebeu R$ 10 mil reais do banqueiro Daniel Dantas para sua campanha, vai mandar fazer uma perícia paralela para investigar algo que já foi provado pelo isento laudo da PF.

Ou a Câmara Federal está nadando em dinheiro ou Daniel Dantas está custeando a CPI.
Eu fico como a segunda opção.
Como diz o poeta Tom Zé: NADA VEM DE GRAÇA, NEM O PÃO NEM A CACHAÇA.

Nenhum comentário: