sábado, 13 de junho de 2009

Petróleo e índios não se misturam

12/06/2009
Há uma maneira fácil de encontrar petróleo. Ir para alguns remoto e belíssimo santuário natural, digamos Alasca ou a Amazônia, encontrar alguns índios e, em seguida, detalhamento nelas.

Se o povo indígena queixar, bem, basta tocar-lhes fora. Shoo-tes métodos incluem: Bulldozers, balas, tortas e políticos falsos terra vendas.

Mas estar ciente. Ultimamente os nativos estão shoo-ção de volta. Na semana passada, indígenas peruanos apreendidas uma estação de bombagem de petróleo, agarrou a nove polícias guarda-lo e, digamos, relatórios, executa-las. Este seguiu o governo do assassinato de mais de uma dezena de residentes rainforest que tinha protestado o arresto dos seus bens para a perfuração de petróleo.

Mais uma vez e volto a vê-lo na minha linha de trabalho de investigar a fraude. Aqui estão algumas paradas no pit-oleosa rastro de lágrimas:

Na década de 1980, Charles Koch foi encontrado para ter pilfered vale cerca de US $ 3 a partir do petróleo bruto Stanlee Ann Mattingly do tanque de petróleo em Oklahoma.

Ann Stanlee Koch não foi a única vítima. De acordo com gravações secretas de um ex-alto executivo da companhia dele, Koch Industries, exigiu que o bilionário petroleiro motoristas secretamente um sifão poucos dólares no valor de óleo de cada reservatório anexado a uma stripper bem em Osage a Reserva Koch onde tinha um contrato para recuperar bruto.

Koch, segundo a fita, seria, "risadinha" com alegria sobre os registros de roubo. Koch do próprio irmão caçula Bill denunciou-lo, reclamando que, na verdade, irmãos Charles e David enganei-lo para fora de sua parte.

O FBI o siphoning filmados com câmeras escondidas, mas acusações criminais foram cassadas após calma objecções por parte de senadores republicanos.

Depois há o Chugach Nativos do Alasca. O porto de Valdez, Alasca, é indiscutivelmente uma das mais valiosas peças de imóveis na Terra, o único terremoto-seguro porto livre de gelo no Alasca que poderia carregar petróleo do gigante norte Slope domínio. Em 1969, a Exxon ea British Petroleum empresas tomaram as terras da Chugach e pagar-lhes um dólar. miúdo que eu não.

Wally Hickel, o ex-governador do Alasca, julgou que a minha sugestão Chugach merecia um pouco mais respeito (e dinheiro) para a sua propriedade."Terreno propriedade vem em duas formas, o Sr. Palast."explicou o governador e gasoduto magnata ", de compra ou conquista. O facto de o seu avô perseguiu um caribus em toda a terra não torná-lo seu." O Chugach tivesse vivido há 3000 anos.

Não empresa de petróleo teria sonho de escavação sobre a família Bush propriedades em Midland, Texas, sem pagamento de royalties. Ou perto de Malibu, sem perfurar a mais recente de protecção ambiental. Porém, quando estão em cima dos Nativos da Exxon ou da BP glória buraco, de repente, a grande defensores da propriedade privada direitos turno bastante bolchevique: terras podem ser apreendidos para a Fazenda Pública da Necessidade de Petróleo.

Alguns Nativos são "re-localizado" através jurídica Flim-flam, alguns em gunpoint. Quanto menos sorte, são deixados ao espojar-se, literalmente, no Gunk deixadas pelo processo de perfuração.

Dê uma olhada nesta foto aqui, tomadas na floresta amazônica no Equador. It's a partir de um inquérito que conduziu à BBC TV, agora no filme "Palast Investiga." Estou segurando um fedorento, preto glop de petróleo bruto de resíduos puxado de uma abandonada Chevron-Texaco resíduos fossa. Um cachimbo é executado a partir do poço direito tóxicos na água de abastecimento Cofan índios.

Chefe Emergildo Criollo disse-me como companhia petrolífera helicoptered executivos em sua aldeia remota e, falando em espanhol - que a Cofan não entendi - "comprado" direitos de perfuração com berloques e queijo. Os nativos nunca tinha visto queijo. ( "O queijo cheirava engraçado, por isso, atirou-o na floresta. ").

Após a perfuração começou, Criollo do filho foi nadar em sua habitual abeberamento buraco, surgiram vômitos de sangue, e morreu.

Chevron perguntei sobre a onda de intoxicações e mortes. De acordo com um relatório independente, 1.401 óbitos, a maioria das crianças, principalmente do câncer, pode ser atribuída a Chevron's tóxicos dumping.

Chevron do advogado me disse, "E ele é o único caso de câncer em todo o mundo? Quantos casos de crianças com câncer que você tem nos EUA? ... Eles têm que provar que ele é o nosso petróleo bruto", que, notou com contentamento, "é absolutamente impossível."

Big Oil trata sangue indígena como um aditivo gasolina barata. É por isso que os peruanos estão em armas.O Cofan do Equador, mais sofisticada, e menos violenta, do que seus irmãos, no Peru, não tomaram reféns.

Mas o seu Chevron e Big Oil irmãos permanecem dismissive da lei..Esta semana, a Shell Oil, para se livrar de um problema desagradável PR pagou US $ 15 milhões para o Ogoni people ea família de Ken Saro-Wiwa para a gigante petrolífera do alegado papel no assassinato do Wiwa e dos seus associados, ativistas que haviam defendido estas Níger Delta pessoas contra perfuração contaminação. Shell encaçapadas $ 31 bilhões no ano passado nos lucros e espera que o retorno irá limpar o caminho para uma parceria com a perfuração da Nigéria governo.

Parabéns, a Shell. $ 15 milhões: Para uma licença para matar e broca, que é bem uma pechincha.
Greg Palast.

Nenhum comentário: