domingo, 22 de novembro de 2009

Lula:Dilma pode subir em mais de um palanque nos Estados

Discute-se muito no PT se vale a pena ter o apoio do PMDB nas eleições de 2010.Na minha modesta opinião, creio que sim.Nenhum partido no Brasil vence uma eleição só com o voto de legenda.Exemplo disso foi a eleição de Lula de 2006.Lula teve mais de R$ 52 milhões de votos e não conseguiu eleger, nem com os votos dos partidos aliados de esquerda(PC do B, PDT, PSB), nem a maioria para Câmara nem a maioria para o Senado.Deste modo é humanamente impossível governar este país sem alianças.Vou mais além, e a culpa por esta anomalia não é só dos políticos, é também, e principalmente, do eleitor, que faz de seu voto uma verdadeira salada mista.Aqui em Pernambuco Lula teve uma votação estupenda, no entanto, o povo de Pernambuco elegeu Jarbas Vasconcelos para fazer oposição ao governo no Senado, mesmo o PT tendo um candidato fiel aliado de Lula, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa(PT-PE).Para a Câmara dos Deputados, os eleitores de Pernambuco elegeram a maioria de oposição ao governo Lula. E isso ocorre no Brasil inteiro.

Lais Lis, do R7 em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo (22) antes de votar nas eleições internas do PT que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sua candidata para sucedê-lo em 2010, pode subir em mais de um palanque nos Estados. O projeto nacional do PT é em torno da aliança com o PMDB, mas o partido enfrenta resistências nos diretórios regionais que defendem candidatura própria.

O presidente foi votar acompanhado de Dilma e da primeira-dama Marisa Letícia.


..Ele disse que as eleições do PT deste domingo, que vão definir o novo comando do partido, têm uma importância fundamental para 2010.

- Com as eleições o partido, vai ter uma nova direção que comandará as eleições e vai coordenar os trabalhos da companheira Dilma Rousseff.

E continuou:

- Eu acho importante que o partido faça agora [as eleições] para que a gente comece o ano com a direção bastante aquecida e possa ganhar.

As eleições internas do PT deste domingo vão escolher o presidente nacional e os presidentes municipais e estaduais do partido para os próximos anos. Elas também prometem inaugurar um novo capítulo na história da legenda, que completa 30 anos de fundação em 2010, ano em que tenta eleger seu segundo presidente da história, Dilma Rousseff.

Os nomes que saírem vencedores das urnas vão definir os planos para 2010. Os caciques do partido defendem a eleição de Dilma com o PMDB no palanque, nem que pra isso o PT tenha de apoiar os candidatos peemedebistas nas campanhas estaduais.

A cúpula petista já conta como certa a vitória de José Eduardo Dutra em nível nacional. Ele é membro da corrente Construindo um Novo Brasil, a maior da legenda e a qual pertence o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro-chefe da Casa-Civil José Dirceu e o atual presidente da sigla, Ricardo Berzoini.

Nenhum comentário: