segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lula confirma encomenda de três mil veículos blindados para o Exército

No Rio de JaneiroO presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje que autorizou uma encomenda de três mil novos veículos blindados fabricados no país para substituir os atualmente utilizados pelo Exército.

"Recentemente, autorizei o início do projeto Família de Blindados, de produção nacional. Até 2030, serão entregues ao Exército cerca de três mil blindados", afirmou Lula em discurso o almoço de fim de ano com oficiais-generais.

O chamado projeto Guarani, no qual o Exército trabalha desde 2007 para substituir seus veículos de combate por modelos de uma nova família desenvolvida e fabricada no país, só dependia da autorização da Presidência para sua execução.

Inicialmente conhecido como Urutu 3, o projeto prevê um investimento de R$ 6 bilhões em 20 anos, explicou no mês passado o ministro da Defesa, Nelson Jobim, em outra cerimônia militar.

Os blindados Guarani serão produzidos na fábrica da montadora Iveco em Sete Lagoas (MG).

A Iveco, que apresentou em abril uma maquete de tamanho real do novo modelo de blindado, é uma subsidiária para a produção de veículos pesados da italiana Fiat, empresa que em 2007 venceu a concessão para desenvolver o novo veículo em associação com engenheiros do Exército.

O anúncio da compra dos blindados para o Exército ocorre três meses depois de Lula ter assinado com a França um acordo para adquirir cinco submarinos para a Marinha, um deles de propulsão nuclear, e no momento em que o Governo prepara-se para anunciar o vencedor da licitação para a compra de 36 novos aviões caça para a Força Aérea Brasileira (FAB).

"Ainda na semana passada, tive a satisfação de saber que o Exército está recebendo o primeiro lote de 34 viaturas blindadas de combate Leopard-1A5", disse Lula hoje, ao referir-se a outros veículos para o Exército adquiridos na Alemanha.

"É com muito orgulho que acompanho o programa nuclear da Marinha, e acompanhei a formalização, este ano, dos contratos para a construção de um estaleiro, uma base de submarinos, um submarino com propulsão nuclear e quatro submarinos convencionais", acrescentou o presidente.

Segundo as previsões do Ministério da Defesa, o primeiro dos novos veículos blindados será concluído no ano que vem pela Iveco, que fabricará outras 16 unidades do novo modelo para testes até 2011.

O Guarani, que substituirá os Urutu e os Cascavel, também fabricados no Brasil, contará com maior proteção blindada, mais mobilidade e mais capacidade de superar trincheiras do que seus antecessores.

Trata-se de um veículo de combate de 18 toneladas de peso, equipado com motor diesel, tração 6x6, capacidade anfíbia e capaz de transportar até onze militares.

Lula acrescentou que será anunciada no início de 2010 a decisão sobre a compra dos novos aviões de combate para a FAB.

Participam dessa licitação a França, com o caça Rafale; os Estados Unidos, com o F-18 Super Hornet; e a Suécia, com o Gripen.

"Estamos, assim, tornando realidade o nosso compromisso de continuar modernizando e reaparelhando as três Forças", afirmou Lula no discurso. EFE.

Nenhum comentário: