terça-feira, 10 de agosto de 2010

Avanço de 20% nos investimentos e consumo das famílias puxam PIB 2010


A economia brasileira deve crescer 6,5% neste ano, de acordo com previsão do Ministério da Fazenda. O relatório Economia Brasileira em Perspectiva aponta que a expansão em 2010 será puxada pelos investimentos e consumo das famílias, além da aceleração do ritmo de execução do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O consumo das famílias deve encerrar o ano com alta de 6,6%, e os investimentos devem representar avanço de 20,4%. O consumo do governo deve ter alta mais modesta, de 2,8%, de acordo com o relatório.

Ainda segundo o documento, o país retomou o ciclo de crescimento sustentável, com alta de 2,7% no primeiro trimestre e de 11,4% em termos anualizados. Mesmo com a forte expansão no período, a Fazenda ressalta que o fim dos estímulos fiscais e monetários fará com que o PIB (Produto Interno Bruto) continue crescendo no segundo semestre, mas sem sinais de superaquecimento.

A demanda interna foi a responsável pela recuperação rápida da economia depois da crise mundial, com avanço de 9,1%, mais do que compensando a queda de 2,6% na demanda externa. O crescimento da renda e do emprego são apontados pelo Ministério da Fazenda como responsáveis pelos ganhos.

Em junho, o Banco Central divulgou seu relatório trimestral de inflação, no qual projetava uma expansão ainda maior para o PIB em 2010, de 7,3%.

INFLAÇÃO

O governo manteve a estimativa para o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) neste ano emem 5,2%. O índice está acima do centro da meta para o período, de 4,5%. Em julho, a inflação apurada ficou em 0,01%, após registrar estabilidade em junho.

Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,6%, quase no centro da meta (4,5%) determinada pelo governo federal. No ano, o índice registra elevação de 3,1%.

Os alimentos tiveram deflação de 0,76%, ante variação negativa de 0,90% no mês passado. Os produtos não alimentícios tiveram desaceleração e registraram inflação de 0,24%, ante 0,27% em junho.

Os números são do relatório bimensal, referente a junho e julho de 2010, elaborado por técnicos do Ministério da Fazenda. FSP

Nenhum comentário: