Por Redação Correio do Brasil - de São Paulo
A pesquisa divulgada neste sábado pelo Instituto Datafolha para a Presidência da República mostra que a candidata Dilma Rousseff (PT) está com 50% das intenções de voto e José Serra (PSDB) com 28%. Já Marina Silva, do PV, tem 10%. Excluindo-se os 4% de votos nulos e brancos e os 7% de eleitores que ainda não sabem em quem vão votar, Dilma tem 56% dos votos válidos o que lhe daria vitória no primeiro turno. Segundo o doutor em Ciência Política, Diretor Acadêmico e Professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Aldo Fornazieri, ainda há espaço para que a candidatura da candidata petista cresça mais na preferência do eleitor.
– Os analistas têm que se convencer de forma definitiva que existe um dado objetivo de realidade que impulsiona a candidatura Dilma para frente. Não é esse ou aquele programa de televisão que vai fazer com que haja uma alteração significativa na intenção de voto – afirmou.
Na pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 25 de agosto, Dilma aparecia com 49%, Serra com 29% e Marina com 9%. Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o quadro se manteve estável desde então. A candidata petista tem a maioria das intenções de votos nas cinco regiões do país, com destaque para o Nordeste, onde vence com 61% dos votos. Serra ainda mantém margens mais confortáveis no no Sul e Sudeste, onde aparece com 31% e 33% das intenções de votos respectivamente. Já Marina Silva encontra maior receptividade no Norte e no Sudeste, com 10% e 12% das intenções de voto respectivamente.
Já na divisão de gênero, Dilma tem mais receptividade entre os homens, com 56% das intenções de votos. Entre as mulheres, o percentual cai para 46% das intenções de voto. O quadro é o diferente de Serra, que tem mais de votos entre as mulheres (29%) do que entre os homens (28%). Marina tem 10% de votos femininos e 9% de masculinos. A pesquisa mostra ainda que 81% dos eleitores que declararam seu voto estão totalmente decididos sobre o seu candidato, enquanto 18% afirmaram que ainda podem mudar de voto.
Em um segundo turno cada vez mais improvável, a pesquisa mostra que Dilma teria 56% dos votos e Serra 36%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número 27.903/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário