quarta-feira, 16 de março de 2011

A falência da mídia impressa

Pesquisa revela que sites de notícias já lucram mais que jornais nos EUA

WASHINGTON - Pesquisa realizada pelo Pew Research Center, instituição de Washington, revela que, pela primeira vez, os sites de notícias superaram o número de leitores e a arrecadação com anúncios dos jornais impressos nos Estados Unidos.

Segundo o instituto, a receita publicitária dos jornais caiu 46% em quatro anos, fechando 2010 com US$ 22,8 bilhões. Já o faturamento dos sites de notícias chegou a US$ 25,8 bilhões. Além disso, os veículos impressos destinaram US$ 3 bilhões em investimentos nos seus sites.

Ainda de acordo com o levantamento "State of the News Media", 46% dos entrevistados disseram que buscavam notícias online pelo menos três vezes por semana. Apenas 40% dos americanos responderam que procuravam informações em jornais impressos

O diretor do instituto, Tom Rosenstiel, disse que a migração para a web está se acelerando. "A rápida adoção de tablets e a expansão do uso dos celulares inteligentes só reforçam essa tendência", observou.

“Um desafio para as organizações de notícias é que boa parte do faturamento com propaganda, 48% está relacionada à publicidade vinculada a buscas, e uma proporção pequena dessas verbas se destina às reportagens”, informa o estudo .JB

Nenhum comentário: