quarta-feira, 15 de junho de 2011

PT no Senado manifesta apoio ao projeto que prevê fim de sigilo


A bancada do PT no Senado decidiu na tarde desta terça-feira manifestar publicamente apoio ao projeto que prevê o fim do sigilo eterno de documentos oficiais. O texto, modificado pela Câmara dos Deputados no ano passado, prevê 50 anos como prazo máximo de sigilo para papéis classificados como ultrassecretos.


A decisão dos senadores petistas é divergente do que defendem os senadores e ex-presidentes da República José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor (PTB-AL) e também do que sinalizou ontem o Palácio do Planalto.


Questionado pela Folha, o Planalto informou que "o governo Dilma sempre apoiou o projeto enviado pelo ex-presidente Lula", que prevê a possibilidade de renovação indefinida do sigilo para os documentos classificados como ultrassecretos.


Em nome da bancada do PT, o líder do partido no Senado, Humberto Costa (PE), pretende fazer ainda nesta terça-feira discurso em favor do fim do sigilo eterno.


Em conversa com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), Costa pediu que fosse mantida a urgência do projeto. A nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também afirmou hoje que não interessa ao governo retirar a urgência, que está pronta para ser votada no plenário do Senado. O governo pretende retomar o texto original, encaminhado pelo governo Lula em 2009.


Jucá, que havia anunciado que retiraria a urgência para debater melhor a proposta e evitar um confronto direto com quem é contra o texto, disse que pretende conversar com a ministra porque acredita ser necessário debater mais o projeto antes da votação.


"O PT não concorda em mudar o projeto porque não é a favor que o sigilo eterno seja preservado", afirma o líder petista Humberto Costa. A reação dos aliados de Collor é imediata: "Se mantiver a urgência vai ter que suprimir a emenda que veio da Câmara [e que acaba com o segredo indefinido]. A polêmica é essa", afirma o senador Gim Argello (PTB-DF).


Hoje, documentos oficiais são classificados como ultrassecretos, secretos, confidenciais e reservados. Os ultrassecretos ficam em sigilo por até 30 anos, mas esse prazo pode ser prorrogado indefinidamente.


Em 2009, o governo Lula mandou projeto ao Congresso reduzindo para 25 anos o caráter sigiloso dos papéis ultrassecretos, mas manteve o dispositivo que permitia a prorrogação indefinida.


Lula, à época, arbitrou em favor do Itamaraty e da Defesa, setores que defendiam a manutenção do sigilo. Dilma, então na Casa Civil, era contra, mas foi voto vencido.Uol.

12 comentários:

Anônimo disse...

Fais ben u PT ja qui a Dirma, siguindu u mau cunselhu du seu péssimu cunselhêru, prifiriu acatá a sugetão du sirgilu eternu qui prutegi u rabu di paia dus novu amiguinhus de infancia du Lula, qui são u Sarnei i u Collor.

henrique de oliveira disse...

O que sera que os demos e tucanos de hoje e de ontem tem a esconder?
Sera que se abrir esses arquivos eles serão fulminados da vida pública.

VERA disse...

Também concordo com o FIM do sigilo de qualquer documento, principalmente, aqueles da DITADURA ASSASSINA e os da PRIVATARIA do FGAGAC-vendilhão-da-Pátria-maconheiro!!!

Quero que os ASSASSINOS da ditadura sejam presos e ...

... saber aonde o mafioso FGAGAC e seus comparsas enviaram o dinheiro dos NOSSOS IMPOSTOS e as PROPINAS que receberam, enquanto nos DESgovernavam, para que esses BILHÕES de DÓLARES sejam repatriados!!!

Anônimo disse...

Eu tamén concordu, mais u Pelegão deu pra tráis i mandu a Dirma dá pra trais tamén dispois qui u patrão deli, u Sarnei, i tamén u Collor disseru qui qué u sirgilu eternu. Mais u Pelegão fingi pra pratéia qui não qué o sirgilu eternu. Qui farsanti qui esse omunculu é!

Quantu aus crimis dus petraia, é tão grandi qui nen ten cumu iscondê. Só farta puni!

Anônimo disse...

Qui palhoçada qui é u PT!

VERA disse...

FIM DO SIGILO JÁ!!!

EXIJO SABER ONDE OS DEMOS-TUCANALHAS, LADRÕES DO ERÁRIO PÚBLICO, DEPOSITARAM AS PROPINAS DA PRIVATARIA E O NOSSO SUADO DINHEIRO DOS IMPOSTOS, uma vez que os MALDITOS NADA FIZERAM PELO POVO NEM PELO PAÍS!!!

EXIJO O DINHEIRO QUE OS DEMO-TUCANALHAS NOS ROUBARAM, DE VOLTA!!!

Anônimo disse...

Apuiadu! Fin du sigirlu já! Nada di querê acubertá us novu amigu di infancia du Pelegão, Sarnei i Collor!

Qui palhoçada mais lulesca!

VERA disse...

TREMEI, DEMOS-TUCANALHAS MAFIOSOS!!!

A OPERAÇÃO LULÃO VEM AÍ!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

A "Uperassão Pelegão" ja ispalhou a pelegada na maquina pubica, qui tá ispelindo petraia ate pelu ladrão. Pelu ladrão? É issu aí! Ten tudu a vê cun petraia!

Cuidadu, qui u Pelegão ainda tá rondandu us cofri! Essi picareta nun vai querê largá du ossu!

Qui palhoçada!

VERA disse...

TREMEI, DEMOS-TUCANALHAS LADRÕES, até mesmo do dinheiro da merenda de crianças pobres!!!

O PRESIDENTE LULÃO já, já, vem aí pra EXTERMINAR de vez com a RAÇA de VÍBORAS DEMOS-TUCANALHAS!!!

Anônimo disse...

Trimei demus tucanus, qui us seus prufessores petria di maracuatias i velhacaria disvia dinheru ate das merenda das criancinha, cumu acunteceu in Riberão Pretu du Palhóci i nu Brasiu du Orlandinhu da Tapioca!

VERA disse...

ABAIXO O SIGILO ETERNO!!!

Queremos saber em que paraísos fiscais os DEMOS-TUCANALHAS depositaram as PROPINAS da PRIVATARIA eo dinheiro dos NOSSOS IMPOSTOS, uma vez que NADA fizeram pelo País a não ser ESPOLIÁ-LO e QUEBRÁ-LO!!!

Devolvam nosso dinheiro, demos-tucanalhas LADRÕES e MALDITOS!!!