segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O cinismo de Jarbas


Procurado pelo PiG para se pronunciar sobre o controle da mídia defendido pelo PT, assim disse Jarbas:


"Não queremos uma imprensa governista. Já basta a cooptação que o governo fez dos chamados movimentos sociais, que viraram meros apêndices do PT. Toda vez que algum malfeito petista aparece nas páginas dos jornais e das revistas, a cúpula do PT se apressa em ressuscitar o chamado marco regulatório da mídia, nome pomposo para um verdadeiro tribunal inquisidor da comunicação que os petistas querem implantar no Brasil."

Jarbas é muito do ridículo, do estúpido. O Jarbas que defende, hoje, ardentemente a liberdade de expressão não pensou na tal liberdade de expressão quando processou o jornalista Inaldo Sampaio, ex-JC, por não ter gostado de um comentário que ele fez, vejamos.




O governador Jarbas Vasconcelos entrou com uma ação na Justiça contra o colunista político deste JC, jornalista Inaldo Sampaio, por ter-se sentido ofendido com comentários feitos por ele na coluna "Pinga Fogo", sobre um pagamento realizado pelo Governo do Estado à empresa de vigilância Nordeste Segurança de Valores. A ação impetrada pelo governador contra o colunista Inaldo Sampaio, com base na Lei de Imprensa, por suposto crime de calúnia e difamação, tramita na quinta vara criminal da capital, que tem como juiz Joaquim Pereira Lafayette Neto.

O advogado do governador é o professor Romualdo Marques Costa, e o do colunista, o presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco, jornalista Arthur Carvalho, juntamente com o seu companheiro de escritório, Carlos Carvalho. O diretor de redação do Jornal do Commércio, Ivanildo Sampaio, colocou também à disposição do jornalista os advogados que trabalham para a empresa.

"Com base no noticiário político do Jornal do Commércio e do Diario de Pernambuco de 16 de setembro deste ano, o redator da coluna "Pinga Fogo" escreveu um artigo que teve como título Credor privilegiado, no qual afirmou que o Palácio do Campo das Princesas prestaria "um belo serviço à curiosidade dos pernambucanos" se respondesse a sete perguntas sobre um acordo realizado entre a Procuradoria-Geral do Estado e a Nordeste Segurança de Valores para o pagamento a esta empresa de R$ 4,7 milhões. Jarbas Vasconcelos sentiu-se ofendido com as perguntas e mandou publicar três notas pagas nos jornais com as respostas, atacando pessoalmente o colunista.

"No dia seguinte, em resposta aos ataques de que foi alvo, o colunista voltou ao assunto com o artigo intitulado Fatos são fatos. Segundo o advogado do governador, "passou o querelado (colunista), incontinenti, a desacreditar uma a uma as respostas oferecidas, dando por confirmadas todas as acusações expendidas na publicação anterior", praticando, consequentemente, os crimes de calúnia e difamação. "As acusações desferidas pelo querelado (colunista) contra a honorabilidade pessoal e funcional do querelante (governador) são absolutamente falsas, ou falseadas, orientadas, ademais, pelo propósito de obtenção, em benefício próprio ou de terceiros, de proveito político-partidário no pleito eleitoral que se avizinha", diz o processo.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Rossini Barreira, também colocou os advogados da instituição à disposição do colunista Inaldo Sampaio.

O Jarbas Vasconcelos de hoje, que defende veementemente a librdadade de expressão, também foi apontado como o autor intelectual da demissão do mencionado jornalista do Jornal do Comércio:




 
 
 
Há horas que recebo ligações de jornalistas das diversas redações de Pernambuco para “fofocar” sobre a demissão do colunista de Política do JC, Inaldo Sampaio. Inaldo estava há 22 anos como titular da coluna Pinga-Fogo e foi demitido, segundo versão corrente no mercado, porque foi a única voz que questionou dentro do jornal a autoridade do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) em sua entrevista à Veja. Dentro do Jornal do Commercio, diz-se que foi o próprio João Carlos Paes Mendonça (dono do grupo de comunicação) que mandou demiti-lo.



Pode-se falar tudo de Inaldo Sampaio menos que ele não manteve altivez profissional. Inaldo várias vezes ignorou a nítida opção política da direção do jornal e questionou os governos e as lideranças da União por Pernambuco (PMDB-DEM-PSDB). Por isso, tornou-se desafeto de Jarbas e do também senador Sérgio Guerra.

Sua demissão, agora, não deixa sombra de dúvidas de que faz parte do jogo político. E da desfaçatez da grande mídia em não assumir publicamente seus interesses econômicos e opções ideológicas.
Fica feio para o JC a demissão de Inaldo Sampaio da forma como se fez. Do alto da arrogância, o “líder” em tiragem no estado não percebe a crise de credibilidade pela qual passa. Não percebe que está se tornando um panfleto político, ao invés de um jornal.
 
 
Tentei ligar várias vezes para Inaldo. Como não obtive sucesso, reproduzo o email que ele enviou para o Blog do Magno:


‘Comunicado do jornalista Inaldo Sampaio
1) Comunico aos meus ex-leitores do Jornal do Commercio que a partir da data de hoje (27 de fevereiro) estou desligado da empresa.
2) Me foi comunicado ontem pela sua direção que estava havendo incompatibilidade entre a linha editorial da empresa e a da coluna, embora com isso eu não concorde.
3) Sou grato ao diretor-presidente pelos 22 anos em que passei na empresa escrevendo a coluna “Pinga Fogo”, bem como aos políticos que nesses anos todos contribuíram direta ou indiretamente para abastecê-la com informações.
4) Agradeço também aos editores, editores substitutos, repórteres, fotógrafos, pessoal da editoria de arte e servidores em geral pelo tempo que passamos juntos, desejando a todos boa sorte.
5) Bola pra frente e até breve.

Recife, 27 de fevereiro de 2009




Fonte:Acerto de Contas

Como se vê, Jarbas Vasconcelos nunca defendeu a liberdade de expressão, ao contrário, usou o Poder Judiciário para calar jornalista desafeto seu.Agora, na maior cara-de-pau, se arvora no direito de ter uma  patente em relação à liberdade de expressão.Jarbas só gosta de liberdade de expressão quando o jornalista denuncia, critica o PT, Eduardo Campos ou outro desafeto político seu.Quando um jornalista critica, denuncia Jarbas Vasconcelos ele manda a liberdade de expressão às favas.

3 comentários:

Anônimo disse...

É uma perda de tempo dar atenção ao que esse velho gagá, Jarbas Vasconcelos, anda dizendo. "O terror do nordeste" não deveria nem procurá-lo; é dar muita importância a ele. Na verdade, é um grande presente que lhe oferecem, pois ninguém liga para o que esse velho gagá, derrotado na urnas, anda dizendo contra o sucesso da presidente Dilma.

Deixem-no como ele está, pois não tem mais nenhuma expressão, se é que já teve alguma.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, Jarbas merece ser varrido do mapa.

Anônimo disse...

Jarbas é um dos diretores da Nordeste :)
junto com macedo janga.
Esse pagamento milionário e desnecessário existiu sim :)