terça-feira, 10 de julho de 2012

Biblioteca do Congresso Nacional dos EUA concede prêmio a FHC, mas ignora o desatroso governo tucano

 


Por DiAfonso

A Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos concederá o prêmio Jonh W. Kluge ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelo conjunto de sua obra [ver artigo abaixo]. Até aí nada mais justo para quem deu sua contribuição acadêmica no âmbito dos estudos sociológicos. Ao lado de Florestan Fernandes e de Octavio Ianni, FHC [o "Príncipe da sociologia tupiniquim"] é considerado um dos principais sociólogos brasileiros. Portanto, reitero: é justa a homenagem.

Agora, daí a fazer coro ou endossar o que está escrito no texto divulgado pela Biblioteca do Congresso estadunidense vai uma imenso abismo. Das duas uma: ou há uma visão deturpada - de quem elaborou o documento - sobre o que foi o governo FHC ou existe um implícito interesse em alçar o ex-presidente à condição de um governante cujo papel levou o Brasil ao que é hoje.

O documento, ao afirmar que FHC é um "dos maiores líderes do Brasil" porque "seus sucessores na presidência [mantiveram] várias de suas políticas" é de uma miopia analítica de estarrecer. Nada mais inverossímil.

FHC conduziu tão bem o destino do país que foi internacionalmente desmoralizado pelo ex-presidente dos EUA, Bill Clinton.


Para ler dados comparativos entre o governo FHC e o seu sucessor LULA, leia a série de seis artigos publicados por LEN, editor-geral do Ponto & Contraponto. Clique em Comparação Lula X FHC para iniciar a leitura.

_________________________________

Sérgio Guerra vai aos EUA ver FHC ganhar US$ 1 milhão

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebe neste terça-feira (10), nos Estados Unidos, o prêmio Jonh W. Kluge no valor de US$ 1 milhão, concedido pela Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos por suas contribuições ao estudo de humanidades e pela liderança na transformação do Brasil. Um bela bagatela. A cerimônia acontecerá em Washington e será acompanhada pelo presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, o presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-senador Tasso Jereissati, que preside atualmente o Instituto Teotônio Vilela (ITV).

De acordo com texto divulgado pela Biblioteca do Congresso, ao anunciar a premiação de Fernando Henrique, a profundidade intelectual do ex-presidente, a quem chama de um dos “maiores líderes do Brasil”, fica clara no fato de seus sucessores na presidência terem mantido várias de suas políticas. Já o diretor da Biblioteca, James Billington, ressaltou, na ocasião, que Fernando Henrique Cardoso “é o tipo de intelectual que combina uma pesquisa profunda com a evidência empírica”.

Autor de mais de 23 livros e de cerca de cem artigos, Fernando Henrique é o oitavo vencedor do Kluge, desde que este prêmio que leva o nome do magnata dos meios de comunicação foi concedido pela primeira vez em 2003 ao filósofo polonês Leszek Kolakowski.

 
 
Lambido do Terra Brasilis

7 comentários:

Audo disse...

É aquele caso: Se na Alemanha a meninada não conhece o Hitler e a sua macabra história de vida. Que dira do EEUU, onde muito americano tem Buenos aires como a capital do Brasil. Os americanos devem estar equivocados. Quem sabe pensam,que a Dilma substituiu o FHC no governo. Alguém deve alertar o Cebo americanos dessa incongruência.

Audo/2 disse...

ELE MERECE.

Anônimo disse...

Será que eesa grana não é lavagem de dinheiro@

Anônimo disse...

Terror, tá cheio de reaças tucanos aqui. Faça o que achar melhor.

O TERROR DO NORDESTE disse...

J.Carlos, por engano eu deleitei um comentraio seu que se refere a um blog que foi censurado em MG.Se possível, renove o comentario e o nome do aludido blog.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Ddeletei.

J. Carlos disse...

O premio de 1 milhão é a recompensa deste entreguista, por ter dado de mão beijada aos gringos o nosso preciso tesouro e só não entregou a Petrobras porque quem foi eleito foi o Eterno Presidente do Brasil, Lula.