sábado, 4 de junho de 2016

O começo do fim da Lavajato:Polícia Federal de Temer inocenta Renan



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi inocentado num dos principais inquéritos que o investigam na Operação Lava Jato. Nele, a Polícia Federal indiciou o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) e um ex-assessor, Luís Carlos Batista Sá, apontado como seu braço-direito – Renan, no entanto, não foi indiciado.
A investigação policial já foi concluída e entregue ao Supremo Tribunal Federal. Presidido pelo delegado Thiago Machado Delabary, o inquéirito agora apenas intima Renan a comparecer na sede do órgão em 14 de junho para prestar depoimento "a título de diligência complementar". Aníbal e Luís Carlos foram indiciados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A investigação foi motivada pelas declarações do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que firmou um acordo de delação premiada.
"No tocante à pratica de corrupção passiva, as informações apresentadas dão conta de que, em face de sua atuação em prol do interesse dos que representavam a categoria dos práticos em negociação que estava em curso na Petrobras, o deputado federal Aníbal Ferreira Gomes acabou sendo remunerado, na forma do envio de R$ 3 milhões à conta de pessoa que reconhecidamente Ihe é muito próxima. Quanto a remuneração propriamente dita, restou evidenciado, com farto suporte documental, que valores originados no acordo firmado entre práticos e Petrobras foram endereçados a Luís Carlos Batista Sá e, imediatamente após esse aporte, um sem-número de operações foram realizadas, muitas das quais no interesse de Aníbal Gomes, seja para fazer frente a débitos mantidos com terceiros, seja para o pagamento de despesas correntes (cartões e veículos) e, ate mesmo, de forma direta, ao próprio parlamentar e seus familiares", diz trecho do relatório.

Nenhum comentário: