quinta-feira, 28 de agosto de 2008

AGORA O BURACO É MAIS EMBAIXO


Promotoria denunciará por homicídio responsáveis por cratera no metrô em SP

Folha Online

O Ministério Público de São Paulo recebeu nesta quinta-feira o laudo do IC (Instituto de Criminalística) sobre o desabamento da estação Pinheiros do Metrô, que matou sete pessoas em janeiro de 2007. Segundo o promotor criminal Arnaldo Hossepian Junior, responsável por investigar o caso, pessoas envolvidas diretamente na construção e fiscalização da obra serão indiciadas por homicídio culposo --sem intenção de matar-- até o final deste ano.

O laudo do IC, adiantado pela Folha, aponta que a tragédia não foi resultado de uma fatalidade, conforme parecer do Consórcio Via Amarela. Segundo o documento, não há um motivo único do desabamento, mas sim cinco fatores que prevaleceram como causas, além de uma série de outros fatores que contribuíram para o acidente.

Na lista das causas aparecem a seqüência de explosões para a abertura do túnel no solo de "rocha podre" --mesmo depois do rebaixamento do terreno--, a falta de reforço nas paredes antes do aparecimento de sinais de instabilidade e a não conclusão da instalação de tirantes (estruturas de sustentação).

" "A grosso modo', ele [laudo] concluiu que houve culpa na execução e fiscalização da obra e, conseqüentemente, prestigia o que estamos sustentando, ou seja, homicídio culposo", disse Hossepian Junior.

O promotor recebeu o laudo por volta das 12h30 de hoje, disse que ainda não leu todo o documento. Hossepian Junior vai examinar o documento e encaminhar ao delegado-assistente da 3ª Delegacia Seccional Eduardo Hirata Aoki. "Se não houver nenhuma outra providência a pedir, vou encaminhar ao delegado dentro de uns 15 dias. Ele [Aoki] fará um relatório onde pode apontar os indiciados ou encaminhar de para que o Ministério Público aponte [os culpados na denúncia]", afirmou o promotor.

Após a entrega do relatório da Polícia Civil, Hossepian Junior encaminhará a denúncia à Justiça. Esse processo, segundo ele, deve terminar até o final do ano. O promotor não citou os nomes das pessoas que devem ser indiciadas. O delegado disse que ainda não leu o laudo do IC e deve se manifestar após ler o documento.
Desabamento

O acidente aconteceu no dia 12 de janeiro de 2007, matando sete pessoas: três que iam a pé para a estação de trem, duas que estavam em uma lotação engolida pelo buraco, um office-boy que circulava pela região e um motorista de caminhão que estava na superfície do canteiro.
Comentários.
Lugar de assassino é na cadeia.
Cadeia para esses tucanos, os de altas e de baixas plumagem, irresponsáveis.


Nenhum comentário: