quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A CULPA É DO PT


Laudo do IC aponta que Metrô falhou na fiscalização da Linha 4

O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - O Metrô de São Paulo falhou na fiscalização das obras da Linha 4-Amarela. A conclusão foi apresentada no laudo final do Instituto de Criminalística (IC) apresentada nesta quinta-feira, 28, sobre o acidente nas obras da Estação Pinheiros, que deixou sete pessoas mortas em janeiro de 2007. No documento, são apontadas várias causas para o desabamento. No entanto, o fato da obra não ter sido paralisada um dia antes do acidente é destacado.Um dia antes do acidente, uma reunião foi feita entre o Consórcio Via Amarela e técnicos da obra para discutir o que seria feito com a instabilidade do terreno.
Mesmo sabendo do problema, a obra não foi paralisada. São apontadas como possíveis causas do acidente a desconformidade no gerenciamento de risco, na instrumentação e no monitoramento da obra, a saturação do solo, a alteração da seqüência executiva da construção.Entretanto, os peritos do IC observam que "não havia risco iminente" de queda do túnel. "Os valores da instrumentação (equipamentos que medem alterações no solo e na construção) estavam dentro de patamares registrados em outras ocasiões". Isso levou os responsáveis pela obra a crer que não havia indícios de que era preciso acionar o plano de emergência ou mesmo paralisar os trabalhos.Nesta quinta-feira, 28, foram relacionadas ainda algumas recomendações, principalmente a revisão dos arranjos contratuais (turn-key), auditoriais e de controle
24 horas antes
No dia anterior ao desabamento, foi realizada uma reunião entre consórcio e ATO para discutir o que poderia ser feito sobre a instabilidade do terreno, já que foram detectadas visualmente algumas alterações nas paredes do túnel. Entretanto, nada ficou definido e 24 horas depois tudo veio abaixo.Em depoimentos à polícia ao assistentes técnicos disseram que o fato de comunicarem aos diretores do consórcio os problemas, o CVA determinaria a paralisação da obra. Já a direção do consórcio alegou que foram os ATOs que não teriam mandado paralisar os trabalhos.Para eles, houve falta de comunicação entre Consórcio Via Amarela, Metrô e Assistentes Técnicos de Obra (ATO), o que provocou uma falsa sensação de segurança á construção. E principalmente que houve falha de fiscalização do Metrô.
CVA, Metrô, ATO, monitoramento e projetistas demoraram ou foram incapazes de identificar os problemas surgidos durante a construção.Já a hipótese da existência de uma grande rocha que deslizou e provocou o desabamento, levantada pelo especialista norueguês Nick Barton, foi descartada pela polícia. O colapso teve origem, diz o laudo, na lateral Abril do estação, e não na calota do túnel, conforme relatório apresentado pelo Via Amarela. Os peritos chamam a atenção para o modelo geológico utilizado no projeto ser "simples demais" em relação á complexidade do solo.

Comentários.
Como se vê, se a obra fosse paralisada evitaria a morte de 7 pessoas.

Esss tucanos são uns irresponsáveis, a vida huma para essa gente não tem valor.
É este o jeito tucano de governar.

Mas, amigos e amigas, fiquem certos que daqui a pouco Serra vai dizer que a culpa foi de petistas, chateados por conta dos constantes atrasos dos metrôs.

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