quinta-feira, 18 de setembro de 2008

SOCIALIZANDO O PREJUÍZO


Tesouro estuda fundo para assumir dívida podre de bancos

Agência Estado

SÃO PAULO - O secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, trabalha na criação de uma facilidade do governo para assumir dívidas pobres das instituições financeiras, disseram fontes de Wall Street à cadeia de notícias CNBC. A facilidade será semelhante à Resolution Trust Corporation, entidade de US$ 500 bilhões que assumiu todas as instituições de poupança e empréstimo que quebraram nos anos 80 - durante a última grande crise bancária - e as revendeu, acrescentaram as fontes.


A notícia teve forte influência sobre o mercado de ações nos Estados Unidos, com impacto também no Brasil. O índice Dow Jones - que mede o desempenho das ações mais negociadas em Nova York - sobe 3,29%, às 16h40. A Nasdaq avança 4,39% e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) tem alta de 6,02%.

O senador democrata Charles Schumer - membro do Comitê de Bancos do Senado - confirmou que o governo federal está considerando criar uma nova agência para lidar com as aquisições e socorros as firmas financeiras. "O Federal Reserve e o (Departamento do) Tesouro estão se dando conta de que precisamos de uma solução mais ampla", disse Schumer, acrescentando que a nova agência não deve apenas assumir os ativos ruins das companhias falidas, mas também modificar os empréstimos hipotecários para dar um alívio aos proprietários de imóveis.

No Reino Unido, a Autoridade de Serviços Financeiros (FSA, Financial Services Authority) baniu a partir da meia noite local a venda a descoberto de ações do setor financeiro. A norma proíbe que os investidores abram ou aumentem suas posições a descoberto de ações de todas as companhias financeiras listadas em bolsa. A proibição vigora até 16 de janeiro de 2009.

Nos EUA, grandes investidores institucionais também estão buscando coibir as vendas a descoberto. O Calpers, fundo de pensão dos servidores públicos da Califórnia e o maior dos EUA, anunciou que a partir desta quinta-feira não irá mais emprestar ações do Goldman Sachs e do Morgan Stanley. Ontem, o fundo de pensão dos professores da Califórnia (Calstrs) havia decidido interromper o empréstimo de ações do Goldman Sachs e do Morgan Stanley.
Comentários.
Esta é a máxima do bom e velho capitalismo:
"Dividir o lucro e socializar o prejuízo".

Nenhum comentário: