segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

EM BUSCA DO CRESCIMENTO

2/2/2009

Lula vai chamar prefeitos para conversar sobre andamento do PAC


Por Redação - de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na segunda-feira que pretende discutir com prefeitos de todo o Brasil formas de acelerar a execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o objetivo de aquecer o mercado de trabalho. O desemprego aumentou com o recrudescimento da crise financeira global, causando uma preocupação no governo. Lula se reunirá com os prefeitos na próxima semana no Palácio do Planalto, quando também debaterá com eles incentivos à agricultura familiar e o combate à mortalidade infantil, ao analfabetismo e à falta de registro civil.

Na semana passada, esses assuntos constaram da pauta de um encontro entre o presidente e governadores da região Nordeste e amazônica.

– Nesse instante, é preciso que cada prefeito e cada governador faça com que elas (obras do PAC) andem mais rápido, faça com que elas tenham os investimentos que precisam ter, porque é neste ano de 2009 que nós precisamos fazer um esforço muito grande para gerar empregos. É assim que a gente vai fazer com que a parte mais empobrecida do Brasil possa se igualar com a parte mais rica do Brasil, que é a parte do Sul e do Sudeste – destacou Lula em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.

Lula disse também que a saúde do vice-presidente José Alencar apresentou melhora. Alencar está internado em São Paulo, recuperando-se de uma cirurgia para a retirada de tumores.

– Eu, sábado de manhã, conversei por telefone com o José Alencar e já estou sentindo nele uma disposição imensa de voltar a trabalhar, mas ele tem que ficar mais uns dias internado ainda. Foi uma cirurgia extremamente delicada, de 18 horas, mas o José Alencar está firme. Eu estou convencido de que nos próximos dias nós teremos ele no Palácio do Planalto, na Vice-Presidência – disse o presidente.

Impacto da crise

A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os 37 ministros que compõem o governo foi iniciada por volta de 9h30 com uma exposição do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o atual cenário econômico em decorrência de crise financeira mundial, os impactos na economia brasileira e as perspectivas para 2009. Depois de Mantega, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, também fez uma exposição sobre o cenário econômico. Em seguida, foi a vez da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que discorreu sobre um balanço acerca dos dois anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), completados no último dia 22 de janeiro. Ainda esta semana, a ministra deverá divulgar à imprensa o balanço do PAC.

Na parte da tarde, foi a vez da apresentação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sobre o corte provisório de R$ 37,2 bilhões no orçamento de 2009. A pedido do presidente Lula, Paulo Bernardo disse que fechará as contas somente depois de conversar com os ministros.

Não participam da reunião a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, que está de férias, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, por estar gripado. Lobão está sendo representado pelo secretário executivo do ministério, Márcio Zimmerman.

É a segunda vez que Lula realiza uma reunião ministerial para debater a crise. O primeiro encontro ocorreu em novembro do ano passado.
Fonte:Correio do Brasil.

3 comentários:

Unknown disse...

Terrorista, cheguei de férias agora.. Tava ausente do que se passa pela internet.. Li no blog Amigos do PRESIDENTE LULA , que Roberto Freire hanha... ganha 12 mil numa secretaria, sem nem residir por lá.. Dá uma olhada e confirma essa NEWS. hahah Mas a sua amiguinha Soninha Francine já tratou de defendê-lo no blog hahahah

necolima disse...

Sr. Terror,
Estou decepcionado....
Até Vossa Sapiencíssima já aderiu a cantilena do PIG que insiste em dizer que estamos em crise!!!!
Que crise, terrivel mestre?
Não há crise. Só os representantes "dazelites golpistas" que torcem pelo "quanto pior melhor" enxergam essa tal de crise.
Vejo, admirado, que esta é a SEGUNDA reunião pra tratat dessa invencionice da oposição derrotada.
A continuar assim, dileto terrorista, vou terminar acreditando que o PIG estava certo.
( consequentemente, estarão errados todos aqueles que diziam estar errado o PIG).
O mundo gira, a lusitana roda...

PS- Ministra que falta à reunião ministerial por que "está de férias"...
Ministeriozinho chifrin, esse né?

O TERROR DO NORDESTE disse...

Marcelo, bom tetorno. Vou dar uma pesquisada nesta história de Freire. Sr Neco Lima, por acaso o senhor já ouviu algum meu comentário neste blog afirmando que o Brasil está em crise? Crise? Que crise?