sábado, 28 de fevereiro de 2009

ISSO TEM O DEDO DE JARBAS



Inaldo Sampaio, colunista do JC por 22 anos. Foi demitido por se contrapor à opção política do jornal


Há horas que recebo ligações de jornalistas das diversas redações de Pernambuco para “fofocar” sobre a demissão do colunista de Política do JC, Inaldo Sampaio. Inaldo estava há 22 anos como titular da coluna Pinga-Fogo e foi demitido, segundo versão corrente no mercado, porque foi a única voz que questionou dentro do jornal a autoridade do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) em sua entrevista à Veja. Dentro do Jornal do Commercio, diz-se que foi o próprio João Carlos Paes Mendonça (dono do grupo de comunicação) que mandou demiti-lo.


Pode-se falar tudo de Inaldo Sampaio menos que ele não manteve altivez profissional. Inaldo várias vezes ignorou a nítida opção política da direção do jornal e questionou os governos e as lideranças da União por Pernambuco (PMDB-DEM-PSDB). Por isso, tornou-se desafeto de Jarbas e do também senador Sérgio Guerra.


Sua demissão, agora, não deixa sombra de dúvidas de que faz parte do jogo político. E da desfaçatez da grande mídia em não assumir publicamente seus interesses econômicos e opções ideológicas.


Fica feio para o JC a demissão de Inaldo Sampaio da forma como se fez. Do alto da arrogância, o “líder” em tiragem no estado não percebe a crise de credibilidade pela qual passa. Não percebe que está se tornando um panfleto político, ao invés de um jornal.


Tentei ligar várias vezes para Inaldo. Como não obtive sucesso, reproduzo o email que ele enviou para o Blog do Magno:


‘Comunicado do jornalista Inaldo Sampaio


1) Comunico aos meus ex-leitores do Jornal do Commercio que a partir da data de hoje (27 de fevereiro) estou desligado da empresa.
2) Me foi comunicado ontem pela sua direção que estava havendo incompatibilidade entre a linha editorial da empresa e a da coluna, embora com isso eu não concorde.
3) Sou grato ao diretor-presidente pelos 22 anos em que passei na empresa escrevendo a coluna “Pinga Fogo”, bem como aos políticos que nesses anos todos contribuíram direta ou indiretamente para abastecê-la com informações.
4) Agradeço também aos editores, editores substitutos, repórteres, fotógrafos, pessoal da editoria de arte e servidores em geral pelo tempo que passamos juntos, desejando a todos boa sorte.
5) Bola pra frente e até breve.

Recife, 27 de fevereiro de 2009.

http://acertodecontas.blog.br/

Colaboração do amigo Marcelo que, desde já, fica convidado, assim como Nancy e João Sérgio, para ser meu colaborador oficial.

Comentário.

Bem, dos colunistas do JC Inaldo Sampaio era o único que se salvava, apesar de ter um MACIELISTA ROXO, dizem até que ele chegou ao referido jornal por força de Marco Maciel(DEM-PE), hoje aliado incondicional de Jarbas Vasconcelos.Mas, independentemente da posição ideológica de Inaldo Sampaio, a sua demissão do Jornal do Comércio tem tudo a ver com as críticas que ele costuma fazer a Jarbas Vasconcelos, já li do próprio Inaldo Sampaio que Jarbas já o processou por conta das suas opiniões.Jarbas é assim, adora criticar os outros, mas não admite críticas, por isso tem tantos inimigos.

5 comentários:

DiAfonso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DiAfonso disse...

Olá, Cumpadi! Boa Noite!

É lamentável e decepcionante ver um profissional como o Inaldo ser defenestrado da maneira como foi, segundo dizem. Mas o que me preocupou foi o comunicado enviado logo ao Blog de quem? Do ÍNCLITO JORNALISTA MAGNO MARTINS... Este é o tal IMPARCIAL DE MENTIRINHA da Folha de Pernambuco. Este cidadão nunca pôs uma linha sobre os descalabros de YEDA e Tucanos no RS... Há alguém de seu círulo íntimo que é tucana... aí... já sabe, né... rsrs

Abração!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Bo noite, cumpadi! A direita escravocrata está instalada nas redações dos jornalões pernambucano.Este tal de Magno Martins não vale o que o priquito roi.

DiAfonso disse...

KKKKKKKKKKKK Que tal chamar o tal ÍNCLITO JORNALISTA "às falas"?!?! Se puder me ajudar... Estou sem tempo... mas sempre leio o dito-cujo para verificar as barbaridades que comete em nome de um suposto jornalismo indepen-DENTE. Podemos fazer a leitura da coluna do ÍNCLITO e estornar com uma análise mais apurada... Pense aí, pense aí...

Abração, Cumpadi!Bom domingo que já se iniciou... pqp!!... Vou tomar a derradeira skol e cair na cama, lá pelas 04:30 já tou de pé...

Anônimo disse...

O JC se prepara para a campanha de 2010, depois de várias derrrotas.