quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Oposição quer investigação sobre contrato de Yeda com agência de marketing político


O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Elvino Bohn Gass, encaminhou pedido de informações ao Executivo nesta quarta-feira (28) para saber com que recursos a agência FSB, contratada para melhorar a imagem pública da governadora Yeda Crusius (PSDB), está sendo paga. Segundo o governo, a agência será remunerada pelo diretório estadual do PSDB.

A empresa foi contratada em julho com o objetivo de trabalhar uma nova estratégia de marketing para o governo gaúcho. Duas funcionárias da FSB, que tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, foram deslocadas para o Estado a fim de elaborar um plano de apoio à governadora, envolvida em denúncias de favorecimento em esquema de corrupção que desviou R$ 44 milhões dos cofres públicos.

O contrato prevê consultoria de imagem, orientação sobre contatos com a imprensa e um calendário de eventos para intensificar a presença da governadora junto ao eleitorado do interior do Estado. A avaliação é de que esse eleitorado é menos suscetível às investidas da oposição na CPI da Corrupção. Extraoficialmente, o custo do contrato é de R$ 240 mil.

Além do pedido de explicações ao governo, a bancada do PT também vai ingressar com uma representação junto ao Ministério Público Estadual (MPE) com pedido de investigação sobre o contrato. "Há indícios sérios de que a transação afronta a legislação vigente", disse Bohn Gass.

O deputado informou que o secretário de Planejamento e Gestão do governo gaúcho, Mateus Bandeira, viajou duas vezes a São Paulo e Brasília, entre maio e julho deste ano, para se reunir com diretores da FSB. As viagens foram pagas com recursos do Pnage, programa mantido pelo governo para a modernização da estrutura administrativa do Estado.

As viagens coincidem com a assinatura do contrato com a agência, que tem duração de seis meses e se estende até o final de 2009. A direção estadual do PSDB gaúcho confirmou que o contrato com a agência de marketing político foi fechado na primeira semana de julho, mas não quis se pronunciar oficialmente sobre a questão.

Além disso, de acordo Bohn Gass, a Constituição estadual determina, no artigo 19, que a publicidade legal do governo e de suas obras e serviços deve ser "educativa e informativa" - mesmo que seja paga por um partido político, e não pelo governo. "Não há vestígios de educação e informação numa campanha para mudar a imagem pessoal da governadora", criticou.

O secretário de Planejamento do governo gaúcho não quis comentar a informação. O diretor da FSB, Wladimir Gramacho, disse que desconhece a agenda de reuniões com o secretário Mateus Bandeira. Ele não fez comentários sobre o contrato com o PSDB. "A prerrogativa de fazer comentários é de quem nos contrata", explicou.

Viagens ao interior
Depois que teve seu nome excluído da ação por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal contra oito réus ligados ao governo gaúcho, no dia 14 de outubro, a governadora intensificou a agenda de eventos públicos fora da capital.

Na sexta-feira (23), Yeda foi aos municípios de Passo Fundo, Tio Hugo e Ernestina - todos na região noroeste do Estado. Em Passo Fundo, a governadora visitou um projeto de prevenção à violência financiado pelo governo e participou da inauguração de uma unidade industrial. Em Tio Hugo, Yeda visitou as obras da barragem de Ernestina e participou de um encontro de mulheres rurais.

No sábado (24), a governadora foi à cidade de Caraá, no litoral norte, onde anunciou as obras de asfaltamento dos nove quilômetros da RS 474, entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha. Ela também inaugurou duas pontes na região. Os deslocamentos são feitos no avião oficial do governo ou em um helicóptero cedido pela Brigada Militar.

No domingo (25), Yeda Crusius foi a Aceguá, na fronteira com o Uruguai, para participar da abertura de uma feira agrícola. Ela também prometeu recursos para a pavimentação de 12 quilômetros da RS 647, aguardada há mais de 20 anos pela comunidade de Colônia Nova.

A agenda prevê mais viagens para as primeiras semanas de novembro. Estão confirmados deslocamentos para Santana do Livramento, na fronteira oeste, e para Alegrete. Nas duas cidades, Yeda participa de solenidades oficiais - em Alegrete, inaugura uma unidade neonatal. As datas ainda não foram confirmadas pelo cerimonial da governadora. Há viagens marcadas também para Santo Ângelo, Cruz Alta e Pelotas. Uol.

Nenhum comentário: