quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Não tem salvação para a oposição

Messias Pontes: Oposição brasileira está cada vez mais sem rumo

Sem bandeira, sem programa, sem credibilidade, a oposição brasileira está cada vez mais sem rumo, uma verdadeira biruta. O tempo vai passando e a aflição toma conta dos demos, tucanos e afins. Afinal, não adianta mais fabricar crises e criar dossiês porque a maioria do povo não mais aceita tantos clichês disseminados por essa oposição irracional através do seu maior partido, a grande mídia conservadora, venal e golpista.

O desespero está tomando conta do ninho tucano justamente porque o seu horizonte é por demais nebuloso. Para aumentar o alvoroço, o professor do Iuperj e da Universidade Cândida Mendes, Marcus Figueiredo, especialista em pesquisas eleitorais, divulgou estudos mostrando que o tucano José Serra, está em curva descendente, enquanto sua provável principal adversária, a ministra Dilma Rousseff, está em curva ascendente. É o que ele chama de Pesquisa das Pesquisas. O nome de Ciro Gomes também vem crescendo e se sua candidatura à Presidência for mantida, ele será o candidato anti-Serra e não anti-Dilma.

O governador paulista tem pesquisas não divulgadas, é claro, dando conta do quadro sombrio para toda a oposição. Ele sabe também que mais da metade do eleitorado não conhece a ministra e muito menos que ela é a candidata “in pectore” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso mesmo Serra não se dispõe a declarar que é candidato. Trocar uma reeleição quase certa em São Paulo por uma quase certa derrota na disputa presidencial, ele prefere deixar o tempo passar para depois se definir.

Mas essa indefinição está tirando do sério o governador mineiro Aécio Neves - que defende a realização de prévias no PSDB - e seus principais aliados do DEMO, do PPS e da banda podre do PMDB. O deputado federal e presidente do DEMO, Rodrigo Maia, vem de há muito cobrando uma definição de Serra e já declarou sua preferência por Aécio por entender que este tem mais potencial de crescimento.

Aécio tem feito declarações públicas que acirraram mais os ânimos no ninho tucano. Ele se considera traído pela cúpula do seu partido que mandou fazer pesquisa apenas com o nome de Serra, e quando o dele aparece é numa chapa pura com ele na vice. O seu mais recente desabafo foi semana passado quando afirmou que “não posso ser refém da vontade do Serra nem vou ficar esperando que ele dê o último suspiro”. Disse ainda que ou é candidato a presidente ou vai disputar o Senado.

Para entornar mais o quadro, o neodireitista Roberto Freire, presidente do PPS, acaba de renegar o seu grande ídolo FHC – o Coisa Ruim -, afirmando que a política econômica deste foi um desastre e deve ser esquecida. “A política econômica de Fernando Henrique não é a do PSDB. Não vamos associar isso ao programa de José Serra, por favor!”, recomendou o comunista arrependido.

A incoerência do comunista arrependido não tem limite, logo ele que era mais fernandista do que dona Ruth Cardoso. Como ele quer dissociar a tragédia tucano-pefelista de José Serra se este foi um dos formuladores da política do Coisa Ruim? O Nordeste todo e o Norte de Minas estão comemorando efusivamente os 100 anos do DNOCS, completados anteontem, mas em 1999, através da Medida Provisória Nº 1.797, o Coisa Ruim extinguiu este órgão e depois teve de recuar em função do clamor das lideranças da região. Por que José Serra não protestou? Este fato, certamente, será lembrado durante a campanha eleitoral do próximo ano se Serra for o candidato, coisa que não acredito que seja.

Serra sabe muito bem que não tem como se dissociar da desastrada e trágica política neoliberal e entreguista do Coisa Ruim. Afinal, ele foi ministro do Planejamento e Orçamento do desgoverno tucano-pefelista durante dois anos e foi ministro da Saúde por mais tempo, sendo envolvido no escândalo dos “Sanguessugas”.

Outro fato que tira o sono do demotucanato é o acordo firmado com o PMDB para compor a chapa de Dilma Rousseff, cujo vice será o seu presidente Michel Temer. Em qualquer cenário o PMDB sairá dividido, porém com esse acordo a maioria peemedebista seguirá o seu presidente.

Por mais que a oposição de direita e sua mídia conservadora, venal e golpista não queiram, a imagem do presidente Lula será colada em Dilma Rousseff. E a imagem do “Cara” continua em alta aqui e lá fora. Ele está colecionando prêmios internacionais e no próximo dia cinco estará em Londres para receber o quarto somente este ano. Trata-se do Prêmio Chatham House pelo trabalho na estabilidade, resolução de crise e na redução da pobreza. O Chatham House é um destacado centro em assuntos internacionais.

E agora, deputado Fernando Hugo?

Messias Pontes é jornalista e colaborador do Vermelho/CE
Fonte:Portal Vermelho

2 comentários:

Lucas Santos disse...

É isso aí, Terror... o Brasil unido contra o retorno dos demotucanos!

Unknown disse...

O Roberto Freire é apenas um agente tentando se infiltrar na direita e miná-la por dentro, esse Lula é realmente um animal político!!