sábado, 19 de dezembro de 2009

Confira as ações do Brasil de combate ao desmatamento na Amazônia

O combate ao desmatamento da floresta amazônica é a maior contribuição do Brasil para combater as alterações climáticas. De acordo com o primeiro Inventário Nacional de Emissões Brasileiras de Gases de Efeito Estufa, até 75% das emissões brasileiras são provenientes do desmatamento e da mudança no uso da terra.

Por isso, as ações para proteger a Amazônia serão responsáveis por mais da metade da meta voluntária do país de reduzir suas emissões entre 36,1e 38,9 % até 2020, anunciado em novembro de 2009.

Em 2009, os esforços do Brasil para deter a destruição da floresta apresentaram resultados históricos. A taxa de desmatamento na Amazônia brasileira caiu 45,7% entre agosto de 2008 e julho de 2009, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em novembro.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a desaceleração do desmatamento é principalmente um resultado do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia. Trata-se de um conjunto de políticas transversais do governo lançado em 2004, que reúne 13 órgãos do governo,e que desempenhou um papel importante para ajudar a reduzir o desmatamento na Amazônia em 74,8% de 2004 a 2009.

O Plano Nacional sobre Mudança do Clima, lançada em dezembro de 2008, também é uma iniciativa a ser destacada. As ações previstas no plano visam reduzir o desmatamento da Amazônia em 80% até 2020. Para cumprir este objetivo, o documento estabelece uma série de iniciativas para combater a extração ilegal de madeira e proporcionar alternativas econômicas sustentáveis para as pessoas que vivem na Amazônia, bem como outras medidas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa diferentes setores da economia brasileira.

Para saber mais sobre as ações do governo brasileiro no combate ao desmatamento assista ao videorelease:
Fonte:Portal Vermelho

Nenhum comentário: