sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Extradite-se Gilmar Mendes que tudo se resolve




Dia desses, muito antes desta opinião de Tarso Genro, eu estava imaginando.

Que tal Lula extraditar Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Eros Grau, Ricardo Levando Wisky, César Peluso para a Itália?


'STF não é loja de conveniência', diz Tarso Genro


Ao comentar ontem a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o caso do ativista italiano Cesare Battisti, o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que o STF não é “loja de conveniência” para ficar mudando de decisão “na calada da noite”. Para Tarso, é um “profundo equívoco” achar que, na sessão de quarta-feira, a Suprema Corte adotou posição diferente da estabelecida no julgamento do dia 18 de novembro em relação ao caso Battisti.

— Nem poderia, pelo fato de o julgamento já estar encerrado.

Para Tarso, o que houve na quarta-feira não alterou a decisão anterior e nada mais fez o ministro Eros Grau do que “salientar o óbvio” ao observar que o presidente tem de agir nos termos do tratado de extradição entre Brasil e Itália. Na avaliação do ministro, o advogado da Itália no processo, depois da sessão do STF, divulgou informação “fantasiosa e falaciosa” com o objetivo de “pressionar e constranger” o presidente Lula.

De São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, Tarso declarou, por telefone, não saber quando o presidente Lula se manifestará sobre a extradição de Battisti.

— É um assunto da alçada dele e eu respeito a autonomia do presidente — disse.

Em Brasília, o governo manteve ontem o discurso de que a palavra final sobre o destino de Battisti será do presidente Lula e que o STF fez apenas um ajuste técnico no texto. O Globo.

Nenhum comentário: