terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Bem feito! Ayres Britto contesta crítica de Gilmar



O Globo - 02/02/2010

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ayres Britto, disse ontem que a Justiça Eleitoral nunca julgou nem julgará ninguém com dois pesos e duas medidas. Foi uma resposta à afirmação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que na semana passada insinuou que a Justiça Eleitoral costuma julgar alguns políticos com mais rigor que outros.

- A Justiça Eleitoral brasileira prosseguirá isenta de interpretações e não será cúmplice dos transgressores. A Justiça Eleitoral, a partir do TSE, prosseguirá no pleno domínio do seu propósito de jamais julgar quem quer que seja com dois pesos e duas medidas. Tanto os titulares de mandatos eletivos quanto os pretendentes a exercê-los - disse Ayres Britto. - A Justiça Eleitoral tem perfeita noção de necessidade de equidistância das partes. Permaneceremos livres de monitoramentos ou pressões de quem quer que seja.

Gilmar cobrara um padrão único nos julgamentos de candidatos suspeitos de antecipar a campanha. Para ele, não se pode tratar de forma diferente candidatos de eleições municipais, estaduais e nacional. Ayres Britto não mencionou Gilmar nem lembrou a afirmação do colega.

Nenhum comentário: