sábado, 20 de fevereiro de 2010

Folha mente de novo sobre Dilma

Depois da ficha policial falsa, Folha volta a mentir sobre Dilma

Em plena 3ª feira de carnaval, a manchete da Folha de S.Paulo foi "Para Dilma, Estado deve ser também 'empresário'", com direito ao subtítulo "Pré-candidata quer que União não só induza, mas toque obras" e a quatro parágrafos introduzindo o assunto.

Por Celso Lungaretti, no blog Náufragos da Utopia


Depois, no caderno “Brasil”, vem o restante, tendo como título "Dilma faz defesa de Estado presente e tocador de obras".

O texto da repórter Marta Salomon, da sucursal de Brasília, desde o início causa estranheza. Primeiramente, porque não se refere a uma entrevista concedida por Dilma Rousseff ao jornal, mas, sim, de uma que foi editada em livro, para lançamento durante o congresso do PT.

Depois, porque confunde grotescamente o Estado empresário, que faz brotarem empresas estatais como cogumelos, com o Estado que cumpre sua missão de disponibilizar serviços essenciais à população. Se não, vejamos:


"...a pré-candidata ao Planalto Dilma Rousseff defendeu a presença mais forte do Estado na economia, não só para induzir investimentos mas também para tocar obras. 'O Estado terá, inexoravelmente, de reforçar seu segmento executor', disse a ministra ao apresentar proposta que chamou de 'bem-estar social à moda brasileira'.

"A presença mais forte do Estado na economia será necessária, defende Dilma, para universalizar serviços de saneamento, melhorar a segurança pública, ampliar o número de unidades de atendimento na saúde e a oferta de habitação a partir de 2011. Mais de quarta parte da população (26,6%) ainda não dispõe de serviços de esgoto, de acordo com os dados oficiais mais recentes."


Nesta 6ª feira (19), a Folha de S. Paulo dá a mão à palmatória, admitindo implicitamente que sua principal matéria de três dias atrás estava bem no espírito do Carnaval: era um samba do crioulo doido, só que carente do talento e espirituosidade do imortal Sérgio Porto.

O jornal publica no "Painel do Leitor" a refutação de Oswaldo Buarim Jr., assessor especial da Casa Civil, sem nada contestar. Isto, em jornalismo, significa que a réplica é inquestionável e não deixou espaço para tréplica. A Folha de S.Paulo não encontrou uma única palavra para dizer, que pudesse justificar a leviandade informativa por ela cometida.

Eis, portanto, o que evidenciou-se como a verdade cabal neste episódio:


"Na entrevista (...) não há uma só linha que ampare a manchete da Folha de 16/2... O título distorce o enunciado da reportagem interna, que, por sua vez, é uma distorção da entrevista.

"Para correta informação dos leitores, reproduzimos a declaração da ministra com seu sentido completo: 'O Estado terá, inexoravelmente, que reforçar seu segmento executor, para universalizar o saneamento. Melhorar a segurança pública, a habitação, as condições de vida da população etc. Teremos que adotar novos e modernos mecanismos de gestão interna, que instituam o monitoramento, a verificação, relatórios e mecanismos adequados de controle'.

"Nada a ver com 'presença mais forte do Estado na economia', como diz a reportagem. Tudo a ver com capacitação do Estado para atender as necessidades da população de maneira eficaz.

"Também foi distorcido o sentido de outra afirmação da ministra: 'Muitos diziam que só havia um jeito de as pessoas melhorarem sua situação: através do mercado. E que, se acreditássemos nisso, no final todos seríamos salvos'. Nesse ponto da entrevista, ela se refere a programas como o Minha Casa Minha Vida, conforme está claro na continuação do raciocínio, sonegada aos leitores do jornal: 'Era simplesmente impossível fazer política de habitação, porque não se podia subsidiar. Como construir casas para a população com renda de até três salários mínimos se o custo da casa não é compatível com a renda? A equação simplesmente não fecha. O mercado jamais resolveria esse problema'.

"Nada a ver com 'presença mais forte do Estado na economia'. Tudo a ver com política de subsídios para habitação popular."


O pior é que não se trata de um erro aleatório e inofensivo, mas, sim, de um que sugere ao leitor a criação de empresas que possam ser instrumentalizadas politicamente de diversas maneiras, inclusive como cabides de empregos.

Era a conclusão óbvia a que os perspicazes chegariam. E foi o que um leitor mineiro da Folha deduziu, em mensagem que o jornal alegremente publicou no dia seguinte:


"Se me faltassem motivos para não votar na candidata Dilma Rousseff, a manchete de ontem já teria sido suficiente: 'Para Dilma, Estado deve ser também "empresário'.

"Não consigo deixar de imaginar a fila de petistas e peemedebistas, de inquestionável integridade, em busca de vagas na diretoria das novas estatais, com o firme propósito de promover 'bem-estar social à moda brasileira'.

"O altruísmo desse pessoal eu conheço de outros carnavais."


Cabe à sucursal de Brasília informar os leitores da Folha sobre os acontecimentos políticos, não ela própria fazer política, fornecendo armas propagandísticas para os opositores de qualquer candidatura presidencial.

O jornal está devendo um pedido de desculpas a Dilma, sua vítima habitual, de quem publica até ficha policial falsa; e a seu público, por mais esta manipulação explícita e desmascarada.

12 comentários:

Profdiafonso disse...

Cumpadi Gilvan, bom dia!

Essa "foia" não tem jeito... Quer dizer, ela cumpriria uma função essencial para o Otavinho... Sabe qual é, né?!?! rsrs

Abs!

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Caro senhor pernambucano proprietário deste Blog.
Quero avisá-lo que já + vou ofendê-lo, ou melhor, descer a seu nível nas ofensas e agressões verbais as quais o senhor fez sobre minha pessoa pelo simples fato do senhor não concordar com meu ponto de vista em relação ao governo Lula.
Olha, sou jovem, e vejo em sua foto neste blog que o senhor é uma pessoa de idade avança, talvez próximo da terceira idade e aprendi com meu pai que tem 46 anos, que já + devemos desrespeitar as pessoas e principalmente as pessoas de idade avançada.
Portanto não vou desrespeitá-lo !!!
Não sei sua idade, talvez o senhor tenha a idade do meu avô e para ser sincero não me interessa sua idade .
Observei também, que seu blog não é visitado por pessoas até porque não existe comentários de pessoas nele, possivelmente por ser um blog BABA OVO do governo Lula acabe não despertando interesse nas pessoas.
Como lhe falei antes, prefiro visitar blog que tem muitas pessoas comentando como, por exemplo; Blog senador Álvaro Dias, O globo, José Jefersson, prosa e política Folha, ,Conturno Notirno entre outros vários que não tem cenoura e qualquer pessoa pode comentar seja a favor ou contra este governo mentiroso do Lula.
Abraços,
Nikacio lemos
23 anos Universitário

O TERROR DO NORDESTE disse...

Cumpadi DiAfonso, pois é. Nikácio, proprietário do blog fascista LILICACARABINA, eu nunca ofendi você, ao contrário, você é que vem visitar meu blog para pichá-lo com todo tipo de acusação.Eu posso ser baba ovo de Lula, mas não sou covarde como você, que mantém um blog fascista e tem medo de assumir que é seu.Tome vergonha na cara, vá procurar sua turma.Ah! Voce critiga meu blog porque não tem comentários, tudo bem, só que meu blog já tem 180 acompanhantes e 201 mil acessos e o seu só tem apenas 47 amantes da ditadura como acompanntes e não tem nem mil acessos.

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Lamentável, sua resposta é típica de Comunistas e terrorista e fascistas .
MENTIRAS, MENTIRAS E + MENTIRAS ....
Não sou, e se fosse teria o maior orgulho em assumir !!
Na verdade nem blog tenho.
Uma coisa é certa, tenho o maior orgulho em dizer: NÃO VOTO NO GOVERNO MENTIROSO, OPORTUNISTA, CORRUPTO, DEMAGOGO E AMIGUINHO DE DITADORES E TERRORISTAS.

Fui......
P.S., continuo a dizer, não vou ofendê-lo parque o senhor tem idade para ser meu avô .

Nikacio Lemos Bitencult disse...

CASO MALVINAS.

Só faltava esse por parte desse governo Contraditório .

COMPRAR BRIGA COM OS INGLÊS DE GRAÇA !?

Pára com isso !!!!!
Não precisamos de desagregação e Guerra e sim de Paz !!!!

Esse Marco Aurélio Garcia e Governo Lula, Uns Idiotas, comprando briga aléia que não nos diz respeito!!!
Tenho certeza que os Argentinos já + fariam isso por nós.

Nikaci lemos
23 anos Universitário
P.S. que Hugo Chávez, vem tendo grande influência no Governo Lula

O TERROR DO NORDESTE disse...

Mentira sua.Você é covarde,sim.Tanto é que antes aperecia aqui com um link direcionado ao blog fascista LILICABUNDAFINA, agora não aparece mais, no entanto, no blog Quem Tem Medo de Lula? você faz comentário direto desse blog nazi-comunista.

É mentira?

http://quemtemmedodolula.wordpress.com/

O TERROR DO NORDESTE disse...

Tem mais, não tenho neto fascista.

JK/RO disse...

Nikacio Lemos Bitencult, voce cara faz parte da midiazinha golpista, se manca cara o povo que vc defende vendeu o brasil para o capital estrangeiro, demotucanos nunca mais,visito este blog todos dias aqui não tem manipulação como nos que vc mencionou.

O TERROR DO NORDESTE disse...

JK, esse Nikácio covarde não tem vergonha na cara.

JK/RO disse...

Gilvan, esse cara deve estar mamando nas tetas dos demotucanos, deve ser do tipo recebe para estudar não sei onde as custa do povo brasileiro....

O TERROR DO NORDESTE disse...

JK, bem capaz.

isa disse...

É cada figura não? O Nikacio tão novinho e já mente tanto quanto a Folha. Pela mãe do guarda.