quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O PT em 30 anos

O PT chega aos seus 30 anos com motivos de sobra para se orgulhar do seu passado, comemorar o seu presente e vislumbrar um promissor futuro para todos aqueles que acreditam neste instrumento de transformação social. Nosso partido é o retrato de uma trajetória de sonhos e lutas que ao longo deste período modificaram inclusive a história do nosso país. O Brasil, definitivamente, nunca mais foi o mesmo depois deste Partido que ensinou milhares de pessoas a contestar, a enfrentar e a lutar por aquilo que acreditam sem se ajoelhar para ninguém. O PT, sim, deu espaço, vez e voz para uma imensa “massa” de pessoas até então excluídas da política e da vida social mais ampla. Quebrou pré-conceitos, buscou envolver mais as mulheres, os índios, os negros, a juventude. Nos governos, o PT procurou acertar e aprender com o povo; a dialogar com as diferenças; e a construir a participação popular. Conseguiu, inclusive, chegar à Presidência da República.



Este é o nosso presente, o auge de um Partido. Ao mesmo tempo que alcançamos 30 anos de fundação, comemoramos um dos melhores momentos de nossa história e da vida de milhões de brasileiros. O governo do Presidente Lula superou muitos paradigmas, inclusive em meio a uma grande crise mundial que transformou o operário-presidente no maior estadista do mundo atual. E, porque Lula é o cara? Porque faz política com a razão e o coração. Porque é do PT, o partido que governa este país e está sendo o protagonista de mudanças profundas e fundamentais na vida dos brasileiros, muitos deles voltando a ter esperanças no país em que vivem e em si mesmos. É o governo do PT que distribuiu renda por meio de várias políticas sociais consolidadas e fez aumentar o poder de compra dos brasileiros, com o significativo aumento do salário mínimo e a geração de milhares de empregos; que permitiu o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior e profissionalizante; que realizou o sonho da casa própria, no campo e na cidade; que resgatou a auto-estima do brasileiro aqui e lá fora; que investiu em habitação, saneamento e infra-estrutura; e que estancou as privatizações e fortaleceu o Estado.



É neste PT que me orgulho de fazer parte, desde a minha filiação em 1989; passando pela militância nos movimentos de base da Igreja e demais movimentos sociais; pela participação em várias campanhas; pelas contribuições à academia; e tantas outras lutas construídas tendo como horizonte o rumo apontado pelo mestre e aprendiz do povo, Dom José Gomes. É por esta trajetória que acredito em um PT cada vez mais fortalecido, respeitado e admirado. Não para vencer eleições a qualquer custo, mas principalmente para manter vivos seus princípios éticos, ideológicos e socialistas que orientaram sua criação e sua trajetória até aqui. Mesmo com nossas contradições, somente assim será possível promover transformações profundas no Brasil e em Santa Catarina sem perdermos nossa utopia e nosso horizonte. Transformações estas que possam consolidar os direitos já conquistados e universalizar os novos direitos que virão, bem como continuar construindo uma nova cultura política no país a partir dos “debaixo”, principalmente daqueles excluídos da cidadania.



Pedro Uczai é deputado estadual (PT-SC)

Nenhum comentário: