O deputado Fernando Ferro (PT-PE) foi eleito por aclamação nesta 3ª feira (2/2) líder da Bancada do PT na Câmara. Ele substitui o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que ocupará a Liderança do Governo.
Fernando Dantas Ferro é pernambucano de Bom Conselho, cidade do agreste meridional pernambucano. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele tem 58 anos e está no quarto mandato como deputado federal. O deputado é casado e pai de quatro filhos.
Ferro integra pela quinta vez consecutiva a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, de acordo com o Departamento Inter Sindical de Assessoria Parlamentar (Diap). É vice-líder do PT na Câmara, tendo ocupado em 2005 o cargo de líder interino da bancada. É membro titular das comissões de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia da Câmara.
A militância política começou em 1970, quando lutou pela abertura dos diretórios acadêmicos na Escola de Engenharia da UFPE. Em 1976, começou a trabalhar na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), onde ficou até 1992. Foi demitido naquele ano, após sofrer perseguição política ao denunciar o envolvimento da empresa em negociatas.
Ferro foi um dos fundadores do PT em Pernambuco, em 1980. Três anos depois, participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Atuou na luta pela reforma agrária, pelo fortalecimento do pólo sindical e pela defesa dos atingidos por barragens. Em 1987, foi eleito presidente do PT de Pernambuco, cargo que ocupou até 1992, quando assumiu a vaga de vereador do Recife.
Em 1994, foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados. Trouxe a Brasília a preocupação com a segurança do homem do campo, apresentando projetos sobre o uso de agrotóxicos. Ferro também debateu a implantação de alimentos transgênicos no País e levantou a bandeira da democratização da comunicação, com projetos voltados para a regulamentação de rádios e TVs comunitárias. Ele combateu a privatização das estatais brasileiras, a exemplo da Chesf.
Em 1988, foi reeleito para a Câmara e demonstrou coragem ao assumir a vice-presidência da CPI do Narcotráfico. Em 2002, no terceiro mandato como deputado federal, assumiu postura ativa e figurou entre os congressistas mais influentes do País.
Ferro é autor do PL 1048/2003, que criminaliza o jabá - a propina musical. Foi eleito secretário de Meio Ambiente do PT.
Na área da Educação, participou da reforma universitária, da criação de campi avançados das universidade federais no interior do País e teve atuação ativa na criação do Fundeb. Em 2007, assumiu o quarto mandato na Câmara.
Liderança PT / Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário