sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UFPE/NEPD/ APIS:Marco Maciel fora do Senado


Diante da primeira pesquisa de intenção de votos que o coloca fora do Senado, o candidato à reeleição Marco Maciel (DEM) optou em apostar em seu histórico como parlamentar e na receptividade de seu nome no Estado para rebater os números. "Estou na rua e trabalhando. O eleitorado pernambucano é consciente e politizado", declarou o parlamentar, nesta sexta-feira (17), depois de caminhada no Mercado de São José, no bairro de Santo Antônio, no Recife.

Se a eleição fosse hoje, Marco Maciel não estaria eleito segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), divulgada nesta sexta-feira (17), pelo jornal Folha de Pernambuco para o Senado, Humberto Costa (PT) aparece em primeiro, com 40,5% das intenções de votos. Armando Monteiro Neto (PTB) é citado por 34,1% dos eleitores e Marco Maciel obteve 25,4% das intenções de votos. O quarto colocado é o deputado federal Raul Jungmann (PPS), com 10,5%.

Marco Maciel liderava todas as pesquisas no começo da campanha, mas em julho as pesquisas já mostravam um empate técnico com Armando Monteiro Neto. Apesar da queda, o senador do DEM garantiu que não mudará a estratégia de campanha. "Isso não vai alterar minha conduta, estou em plena atividade e minha posição nas pesquisas é boa. Aonde vou sou bem recebido, no Recife ou no Interior. Quem escolhe é o eleitor, o povo", declarou o Marco Maciel.

Armando Monteiro Neto afirma que os números divulgados confirmam os percentuais obtidos em pesquisas internas. O parlamentar diz que o resultado "estimula" a candidatura, mas até o dia da eleição manterá "os pés no chão". "A pesquisa traduz o que nós já tínhamos identificado, uma curva de crescimento consistente de nossa candidatura e a queda do senador das oposições. Vamos continuar a campanha limpa, sem atacar e agredir ninguém. Nem vamos tomar uma posição triunfalista, de já ganhou", disse o candidato.

A pesquisa da UFPE, coordenada pelo Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEPD) registrou também 1,2% das intenções de votos para a candidata Renê Patriota (PV) e 1% para Hélio Cabral (PSTU). Os demais candidatos ao Senado não alcançaram 1% das intenções de votos. 32,5% dos entrevistados disseram votar em branco ou nulo e 53,2% se declararam indecisos.

Foram realizadas 2.526 entrevistas em 18 microrregiões de Pernambuco, entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) sob o número 45200/2010.

Terra

Um comentário:

gera75 disse...

Até que finalmente o bom povo pernambucano vai dar uma lição ao Marco Zero. Foram vários os mandatos que o Marco zero recebeu do povo pernambucano e que como se sabe, pouco ou quase nada receberam em troca.Agora, tenha paciência,desmonte o seu palanque enganador e tenha certeza o povo fez justiça.