segunda-feira, 29 de novembro de 2010

É só o começo


Independentemente do desfecho do conflito entre os traficantes e a força policial no Complexo do Alemão, é inegável que a operação conjunta da Polícia Militar do Rio, Polícia Civil, da Força Nacional de Segurança, das Forças Armadas foi bem-sucedida, mais que isso, como disse o presidente Lula, foi um sucesso.

Nunca na história do Brasil houve, em tão pouco tempo, tantas prisões de traficantes, tantas apreensões de drogas, carros, dinheiro, armas, motos.

Pela primeira vez na história não houve, num conflito de tal magnitude, mortos, nem do lado dos cidadãos de bem, nem do lado dos bandidos.Sem dúvida, uma grande conquista dos defensores dos direitos humanos.

É verdade que açao do tipo não vai acabar de um dia para outro com o tráfico, mas não resta dúvida que vai melhorar e muito as condições de vida de toda uma comunidade, que durante anos viveram sob o jugo de bandidos de alta periculosidade.

Aos governos envolvidos na operação vitoriosa, restam, agora, acabar com a desigualdade social que ainda existe naquele local, a começar pela criação de escolas profissionalizantes para a juventude que se vê, por falta de trabalho, forçada a entrar no tráfico, bem como aparelhar a polícia, dar condições de trabalho e melhorar o salário dos policiais que, no mais das vezes, têm que fazer "bico" para viver um mínimo dignamente.


Resta ao governo do Estado, também, ir atrás dos consumidores das drogas ilícitas, afinal, só existe o traficante porque na outra linha tem um viciado, sempre e inavariavelmente de alto poder aquisitivo.

O triste de todo esse episódio foi ver a Globo, em nome de interesses comerciais, cobrir diuturnamente a incursão e o desenrolar da operação das forças militares no Complexo Alemão.A Globo chegou a mandar um aparato de jornalistas, todos com coletes à prova de bala, para cobrir uma falsa guerra criada por ela.Não havia necessidade disso, bastava tão-somente noticiar a operação e o seu resultado.

Mas a Globo é isso mesmo.Na Globo o que vale é a força da grana, nada mais. O povo que vá às favas.

Nenhum comentário: