sábado, 27 de novembro de 2010

Mídia teve medo de falar em intervenção



Por Alberto Dines em 26/11/2010 – Publicado originalmente no Observatório da Imprensa

O Estado brasileiro venceu na quinta-feira (25/11) uma importante batalha contra o narcoterrorismo, no Rio. Foi crucial – tanto sob o ponto de vista psicológico como tático – a participação dos dez veículos blindados da Marinha e os cerca de 50 fuzileiros navais que os tripulavam. A mídia ressaltou com entusiasmo a “ajuda” das forças armadas, mas fugiu ao seu dever de explicá-la devidamente: tratou-se de uma intervenção federal.

Intervenção “branca”, disfarçada, informal, pontual, mas de qualquer forma uma intervenção do Estado nacional numa unidade da federação. Mais uma vez, a mídia foi “boazinha”, atendeu às conveniências e ajudou a encobrir uma realidade: o narcotráfico transcendeu à condição de crime organizado, deixou de ser um grupo empresarial diversificado. É terrorismo: disputa territórios, quer dividir o país e impor a sua lei. Uma clara e insofismável ameaça à segurança nacional.

Governantes têm horror à palavra intervenção, fogem dela como o diabo da cruz. Compreensível, a intervenção é um recurso emergencial nas repúblicas federativas. As autoridades estaduais não querem parecer frágeis, incapazes de oferecer proteção à sociedade e as federais não querem parecer autoritárias nem assumir os riscos de um eventual fiasco. Sobretudo depois de uma campanha eleitoral na qual se discutiu abertamente a federalização da segurança pública.

A mídia arriscou-se, ofereceu uma cobertura intensa da operação policial que desalojou os bandidos da Vila Cruzeiro e obrigou os facínoras a fugir acovardados, embora esta cobertura tenha desagradado ao comando das operações. A mídia tem o dever de mostrar que o Estado tem meios de proteger a sociedade.

Mas a mídia, tanto a “antiga” (segundo a classificação do comunicólogo Lula) como a blogosfera, têm a obrigação de dar o nome aos bois: narcotráfico é terrorismo, não adianta tergiversar, amaciar. A sociedade cordial não é necessariamente ingênua. Nem estúpida.

Lembrança apagada

A imprensa paulistana, embora poderosa, rica e sofisticada, mostra-se cada vez mais provinciana e medíocre. Durante os cinco dias de combates nas ruas do Rio, nenhum dos jornalões locais sentiu-se obrigado a lembrar aos seus fiéis leitores que de 12 a 19 de maio de 2006 a cidade de São Paulo, a maior cidade da América Latina, foi paralisada por uma sucessão de ataques organizados pelo PCC (Primeiro Comando da Capital).

A cidade parou com as 300 incursões e o assassinato de 55 pessoas (entre policiais e civis). O bombardeio da Paulicéia só foi interrompido depois que o então governador em exercício, Cláudio Lembo, aceitou negociar com os cabeças do PCC que atuavam a partir de um presídio de segurança máxima.

O único veículo jornalístico que lembrou o dramático episódio e o seu vergonhoso desfecho foi o Bom Dia, Brasil da Rede Globo, apresentado na manhã de quinta-feira (25).

Com bairrismo não se enfrenta o terrorismo.

3 comentários:

Paulo Morani disse...

Terror, um promotor militar aposentado deu uma declaração na Record, "desbundando" o Wagner Monte. Ao ser perguntado se "era uma intervenção branca" o promotor respondeu "sim, e ILEGAL, pois deveria ter sido assinado um decreto pelo Presidente, e depois ser apreciado pelo congresso". Cara de bunda do Wagner, o velhinho reafirmou que "era importante, necessa´rio, mas ilegal". Não que eu discorde. Sou carioca e sinto no "coro" oq ue está rolando, mas essa é a verdade!

Lula disse...

Não podemos esquecer que em São Paulo, policiais mortos valeram menos que 60 tvs de plasma.. foi o preço da negociação; Lembram.

Vidas não se negocia, se protege.

Lula disse...

O que e ilegal e a hipocresia dos doutores que esperaram uma canetada para salvar vidas.. enquanto a formalidade de tramitação. ia correr no congresso, o povo ia sofrendo com atentados.. Insano dizer que tinha que ter aprovação do congresso. Estupida avaliação.. Acredito que não desbundaram ninguem.. A VERDADE E QUE TEM QUE AGIR SEM FRESCURA DE FORMALIDADES LEGAIS.. O QUE E LEGAL PERANTE O TERRO?? RESPOSNDAM INSANOS.. O GOVERNO AGIU CERTO .. PARABENS AO CABRAL. PREFEITO PAES E LULA. TEM IR PARA CABEÇA MESMO.. O POVO APOIOU. PARABENS