terça-feira, 23 de novembro de 2010

O consolo de Jarbas Vasconcelos


Derrotado por uma diferença de 3 milhões de votos pelo governador Eduardo Campos(PSB-PE), Jarbas Vasconcelos só tem um consolo:fazer oposição virulenta, froz ao governo Dilma Roussseff.

Jarbas critica Lula e pede que Dilma tenha 'relação de respeito' com oposição


No primeiro discurso no Senado após ser derrotado nas eleições para o governo de Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) prometeu nesta terça-feira fazer oposição ao governo de Dilma Rousseff (PT) na mesma postura adotada pelo peemedebista na gestão Lula.

Com duros ataques ao petista, Jarbas sugeriu que a sucessora, Dilma, mantenha uma "relação de respeito" com a oposição a partir do dia 1º de janeiro. Jarbas também anunciou que não vai se "intimidar" com a maioria governista na Casa a partir de fevereiro.

"No início de seu segundo mandato, o presidente Lula fez uma encenação. Recebeu alguns integrantes da bancada de oposição, sinalizando a possibilidade de se estabelecer um diálogo civilizado, mas na primeira oportunidade o presidente se dedicou ao trabalho de exterminar os parlamentares da oposição. Disse isso textualmente pelos palanques do Brasil. Lula agrediu a oposição e perseguiu seus líderes, como se vivêssemos em pleno regime autoritário."

Jarbas disse que, nos seus próximos quatro anos de mandato no Senado, vai falar "em nome de 43% dos brasileiros que votaram na oposição no segundo turno" ao optarem por José Serra (PSDB).

"A democracia é isto: quem ganha vai governar, quem perde vai fiscalizar, vai fazer oposição. É esse o nosso papel", disse.

O peemedebista acusou Lula de agir como "chefe de facção" durante o período eleitoral para conseguir eleger Dilma. "O presidente fez pouco caso das multas determinadas pela Justiça Eleitoral. O mesmo tom jocoso e debochado o presidente destinou ao Tribunal de Contas da União, que apontou diversas irregularidades em obras do PAC."

Ao afirmar que Lula agiu "cinicamente" quando considerou uma "herança maldita" feitos da gestão Fernando Henrique Cardoso, Jarbas anunciou que vai votar contra a recriação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) se o tema voltar a tramitar no Senado.

"O PT e o governo não têm moral para acusar a oposição de faltar com o patriotismo por votar contra a CPMF. Durante o Governo Fernando Henrique, os petistas e os seus aliados --como o PSB e o PCdoB-- sempre votaram contra a prorrogação da CPMF. É puro cinismo vir agora atacar a oposição." Jarbas esquece de dizer que ele foi o principal defensor do CMPF no governo FHC.Cínico é esse safado.

Jarbas recebeu o apoio de colegas do DEM e PSDB, que endossaram as críticas a Lula e ao governo federal. Apesar de integrar uma legenda aliada ao PT, o senador é considerado um dos "independentes" do PMDB na Casa por tradicionalmente acompanhar a oposição nas votações e fazer críticas ao governo .Uol.

Nenhum comentário: