terça-feira, 15 de março de 2011

Eduardo Cardozo rebate o Exército e diz que Comissão da Verdade é um 'dever'


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta terça-feira (15) que a criação da Comissão da Verdade é um "dever do Estado brasileiro" e rebateu as críticas do comando do Exército, que já se mostrou contrário ao projeto de lei para criar o grupo.

"A Comissão da Verdade, que se discute hoje no Congresso Nacional, é um dever do Estado brasileiro também [como a comissão de anistia]. O direito ao esclarecimento de fatos é um compromisso histórico, democrático, que tem que estar respaldado na lei. (...) Quem quiser resistir à busca da verdade, o fará nos termos da expressão democrática que hoje nós vivemos. O que eu posso dizer é que a sociedade brasileira hoje quer a verdade", disse Cardozo.

O Exército encaminhou documento ao Ministério da Defesa afirmando que a comissão "poderá provocar tensões e sérias desavenças ao trazer fatos superados à nova discussão". O texto teria sido escrito em setembro do ano passado.

O ministro da Justiça participou na manhã de hoje da homenagem a seis mulheres que foram perseguidas durante a ditadura militar (1964-1985). Entre elas, Maria Thereza Goulart, viúva do ex-presidente João Goulart (1961-1964), deposto pelos militares. Todas elas já foram anistiadas pelo governo brasileiro.

EX-COMPANHEIRAS

Entre as homenageadas estavam ex-companheiras de prisão da presidente Dilma Rousseff. Uma das dirigentes da VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares), Dilma ficou presa de fevereiro de 1970 até o final de 1972.

"Eu compartilhei [com a presidente Dilma] uma cela no presídio Tiradentes, e o mesmo beliche, ela embaixo e eu em cima", lembrou Sônia Hipólito, militante da UNE (União Nacional dos Estudantes) durante a ditadura.

"Quando ela chegou no presídio, a gente já viu que ela era discreta e competente. Eu confio inteiramente que ela vai ser uma grande presidente para nós", disse Rose Nogueira, ex-militante da ALN (Ação Libertadora Nacional) e também ex-companheira de prisão de Dilma. Folha

5 comentários:

H.Pires disse...

O comando do Exercito não tem que criticar NADA não. Se tem bandido, como em todos os lugares, tem que ser expurgados das fileiras, diga-se, gloriosas e de infindáveis serviços prestados a Nação. Politica é com politicos. Leis é com o legislativo e sancionado pelo Executivo(comandante em chefe das forças armadas). Aplicação destas é com o judiciario e ACABOU. NADA ALEM NADA AQUEM.

Anônimo disse...

Tanta coisa a ser feita para que se restaure a moralidade na justiça corrupta brasileira e esse ministro perdendo tempo, levantando poeira do passado.

Anônimo disse...

Por Robson Bonin, do Portal G1:

"A Polícia Federal pediu, pela quarta vez, a prorrogação do inquérito que investiga suposta prática de tráfico de influência na Casa Civil da durante a gestão da ex-ministra Erenice Guerra. O pedido foi feito ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região no início da noite desta segunda-feira (14). O inquérito foi instalado em setembro do ano passado. Outros três pedidos de prorrogação já tinham sido feitos, em outubro e novembro de 2010 e em janeiro deste ano."


pare de encher o saco dos outros e ponha essa polícia pra funcionar ministro!

Anônimo disse...

Só na tragédia do Rio, são quase quatrocentos desparecidos... Não é caso do Comissão de Verdade,seu miinistro?

VERA disse...

Realmente, a justiça deveria levar às barras dos tribunais os VERDADEIROS CULPADOS, não só pela tragédia no RIO, como também pelas enchentes de SP, ou seja, a DIREITALHA que nos DESgovernou por 502 anos!!! E que permitiu que todas aquelas pessoas construíssem suas casas nas encostas dos morros e às margens dos rios!!!
E só um IGNORANTE em História do Brasil tem a cara-de-pau de fazer um comentário tão imbecil sobre a Comissão da Verdade"!!!
Quem será a plateia idiota que paga pra ouvir esse boçal???! (se é que essa palhaçada sobre "palestras" é verdadeira!) Devem ser direitalhas como ele!!!!

MANCHETE DO DIA: "Senado exonera servidoras FANTASMAS do gabinete do DEMO-tucanalha Efraim Moraes" !!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk