segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dilma e Chávez discutem integração regional


 


Vivian Virissimo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visita a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (6). Um dos principais objetivos do encontro será estreitar os laços comerciais entre os dois países e incentivar a integração regional. Na sequencia, os dois presidentes se reúnem com os ministros dos dois países e depois fazem declarações à imprensa.


Na pauta da reunião, constarão as discussões de pelo menos 30 acordos econômicos internacionais, sobretudo a respeito de assuntos estratégicos para os dois países, como agricultura, habitação, comércio e energia. Estes acordos bilaterais estão sendo discutidos pela diplomacia dos dois países desde o fim do mês passado até o último final de semana.


Grande parte dos acordos devem ser assinados ainda no encontro desta segunda-feira e o restante deve ser homologado na visita que Dilma fará a Venezuela no próximo mês, em retribuição a esta de Chávez



Em 2010, o comércio entre os dois países totalizou US$ 4,6 bilhões, um crescimento de 11, 8 % no comparativo com 2009. Deste total, as exportações brasileiras atingiram o patamar de US$ 3,8 bilhões. Os principais produtos brasileiros que figuram na balança comercial com a Venezuela são alimentos, frango desossado e carne bovina, enquanto os venezuelanos vendem, principalmente, petróleo e derivados.
A Agência Venezuelana de Notícias (AVN) informou ontem (5) que a empreiteira brasileira Odebrecht também iniciará o desenvolvimento de atividades da construção civil na Venezuela. O Itamaraty também divulgou nota na qual ressalta a complementaridade das duas economias e o grande potencial de crescimento de iniciativas de integração fronteiriça, com benefício para as populações dos dois países.
Com informação da Opera Mundi e da Agência Brasil

Um comentário: