Messias Pontes *
Como há muito havíamos previsto, o PSDB no Ceará é um partido sem futuro e, por isso mesmo, caminha inexoravelmente para a extinção. Para conseguir uma sobre-vida, a única saída é a fusão, juntando os cacos do que restou do DEMO (ex-Arena, PDS e PFL) e do PPS. Nascido de uma dissidência do PMDB que inchou depois que chegou ao centro do poder com o fim da ditadura militar, os dissidentes de então acusavam os dirigentes peemedebistas de aéticos, clientelistas e nepotistas, além de descompromissados com as causas maiores da Nação. Mas tão logo o PSDB chegou ao poder central, aliou-se justamente com os que antes abominavam, inclusive com o PFL.
No Ceará, Tasso Jereissati tornou-se a liderança maior dos tucanos, cooptando senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. Chegou a ter 13 dos 22 deputados federais, 26 dos 46 deputados estaduais e 130 dos 184 prefeitos municipais, uma força política arrasadora como um trator, passando por cima de tudo e de todos. Dos sete deputados estaduais eleitos no ano passado, somente dois (João Jaime e Fernando Hugo) devem permanecer, e a revoada de prefeitos será enorme. Aliás, já começou.
Com Tasso no governo cearense, a Assembléia Legislativa passou a ser uma simples secretaria estadual, sendo o seu presidente e os demais membros da Mesa Diretora impostos pelo todo poderoso “imperador”. A exceção foi Antonio Câmara, no primeiro governo tassista. Câmara permaneceu no PMDB, deu dignidade ao Poder Legislativo e tornou-se uma incômoda pedra do governador, derrotando-o muitas vezes. Contra a vontade de Tasso Jereissati, Antonio Câmara elegeu-se presidente da Assembleia Estadual Constituinte, acumulando com a presidência da Assembleia Legislativa. Foi um dos maiores presidentes de toda a história do legislativo cearense.
O PSDB cearense era Tasso e depois dele era ele de novo. A sua vontade era imposta e não havia uma única voz que discordasse no ninho tucano. Assim ele criou o seu próprio código de ética e mandou a fidelidade partidária pras cucuias. Em 1998 o Coisa Ruim (FHC)disputou a reeleição, mas Tasso apoio Ciro Gomes que disputou a presidência da República pelo PPS; e em 2002 o PSDB disputou a presidência da República com José Serra, mas no Ceará o candidato apoiado pelos tucanos foi mais uma vez Ciro Gomes, que foi o mais votado, tendo Serra obtido uma votação pífia, ficando lá na rabada; em 2006 o então governador tucano Lúcio Alcântara disputou a reeleição, mas Tasso e sua trupe votaram em Cid Gomes que, eleito, governou com o irrestrito apoio tucano, tendo levado dois deles para o seu secretariado: Bismark Maia, para a Secretaria de Turismo, e Marcos Cals, para a de Justiça e Cidadania.
Contrariado por não ter recebido o apoio explícito de Cid Gomes para a sua reeleição ao Senado, Tasso, que já tinha declarado apoio a Cid, inclusive elogiando a sua administração, lançou a candidatura do então deputado estadual Marcos Cals, ex-secretário de Cid. Contudo, a maioria dos tucanos já tinha se comprometido com a reeleição do governador. Houve ameaças de expulsão dos infiéis, mas mesmo assim nenhum tucano que se comprometeu com Cid voltou atrás.
“Se o PSDB for expulsar, vai se acabar”, alertou o prefeito do município de Granja, Esmerino Arruda, ao comentar decisão da direção do PSDB de punir os infiéis da última campanha majoritária. E, com ironia, complementou: “Que comece pelo Tasso, que apoiou o Cid na primeira eleição quando o PSDB tinha candidato a governador”.
Agora a cúpula tucana quer expulsar o deputado estadual Gony Arruda por este ter aceito ocupar a Secretaria Estadual de Esportes. Antes de dar a resposta ao governador Cid Gomes, ele consultou a bancada estadual do seu partido e obteve o aval de seis dos sete colegas. Anteontem, Gony anunciou a sua desfiliação do PSDB – deve ir para o PSD, juntamente com os outros deputados, com exceção de João Jaime d Fernando Hugo -, mas mesmo assim a cúpula tucana enfatiza que o processo de expulsão terá prosseguimento.
Mais do que nunca, cabe a pergunta: tucano cearense tem moral para expulsar alguém por infidelidade partidária?
* Diretor de comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará, e membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará e do Comitê Estadual do PCdoB.
14 comentários:
Quem está a caminho da EXTINÇÃO é o PSDBostas do Brasil inteiro!!!
A Dilma fará um excelente governo e aí entrará em campo NOVAMENTE o Presidente LULÃO pra exterminar de vez os demos-tucanalhas!!!
Não é à toa que, a pretexto de formar um "NOVO" (?!) partido, os RATOS estão abandonando o barco furado demo-tucanalha!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tenho jatinho porque posso, tomou uma traulitada dos eleitores que até hoje o pangaré pomposo não acho o caminho de casa.
Isso é só o começo.
Em 2012 mais mais uma gangue pro fundo do poço.
Em 2014 Lulão volta e enterra o resto.
Kuá, kuá, kuá, kuá,kuá...
Para melhorar o seu português:
"Aético" é alguém alheio, indiferente, à ética. Não significa "imoral". Corresponde antes a "amoral", ou seja, neutro, alheio aos valores.
Os Demotucanos estão se desfazendo feito cadaverao sol , em todo o BRASIL
Puis divia istingui nu Braziu interu. Ô mió, elis divia fundi cus petraia, a quen elis apóia i cun quen elis ten "consurtoria" di malandragi, farcatrua i velhacaria desdi criancinha. Si elis tamén tivessi un Pelegão ja siria iguarzinhu u partidu da bandidagi, sen tirá nen pô.
Qui palhoçada!
"A CAMINHO da extinção" foi um eufemismo usado pelo autor para não dizer que os demos-tucanalhas já estão EXTINTOS!!!
A troco de que o Akuassab criou o PSD, senão pra "abrigar" os RATOS demos-tucanalhas que estão abandonando o barco furado demo-tucanalha????!!!!
É a operação LULÃO em AÇÃO!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A operassão PELEGÃO EN ASSÃO ja istingiu u disgovernu da Dirma, qui agora é du Pelegão i du Sarnei qui tão sentadu na cadera dela pourqui foi porissu qui u Pelegão isculheu ela pra ponhá lá.
I ela tá pedinu socorru pru "meu (dela) quiridu" FGaGaC qui "sarvô u paiz da hiperinfrassão i feis a istabilidadi ecunomica" pra modu di mustrá pru Pelegão i pru Sarnei qui ela inda rispira nu pudê.
Qui palhoçada!
TREMEI, DEMOS-TUCANALHAS!!!
O Presidente LULÃO que já alijou da política velhas RAPOSAS LADRAS, como:
Zé-bolinha-baixaria, coroné Tasso-tenho-jatinho-porque-posso, Artur neto (aquele que prometeu dar uma surra no Presidente LULÃO e que acabou sendo SURRADO por ele!), Marco maciel, Raul jumento, César Vaia (aquele que orquestrou uma vaia contra o presidente LULÃO),
Mão-nada-santa, Aleluia (aquele INVEJOSO que protestou contra o título de DOUTOR HONORIS CAUSA, concedido ao presidente LULÃO, pela Universidade de Coimbra!), jarbas vasconcelos etc.
TREMEI!!! Que as próximas eleições estão aí!!!
Nada dissu! A Operassão "Pelegão en Assão" reforçô nu cenariu puliticu nacionar a prisença dus pióris imbusterus qui u paiz ja viu, cumu u Sarnei (qui é u patronu i u patrão du Pelegão), u Renan Calherus, u Collor di Mellu, o Romeru Jucá, u Cabrar, u Lobão i otros, alein di mensalerus e alopradus qui si contan aus milharis. Tudu di cama i mesa du Pelegão.
A unica isperanssa é u Pelegão visitá a Itália. Si issu acontecê eli vai levá uns pescoção i un monti di bufeti logu qui descê du avião i tá arriscadu ate a tê qui si refugiá nun camburão. Aqui nu paíz dus petraia eli tá condenadu à inpunidadi perpétua.
Qui palhoçada!
TREMEI, DEMOS-TUCANALHAS LADRÕES!!!
Que a OPERAÇÃO LULÃO-EXTERMINADOR dos DEMOS-TUCANALHAS LADRÕES vem aí novamente!!!
Não é à toa que os RATOS demos- tucanalhas estão fugindo para o barco (também furado!) do demo Akuassab!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A operassão PELEGÃO EN ASSÃO ja istingiu u disgovernu da Dirma, qui agora é du Pelegão i du Sarnei qui tão sentadu na cadera dela pourqui foi porissu qui u Pelegão isculheu ela pra ponhá lá.
I ela tá pedinu socorru pru "meu (dela) quiridu" FGaGaC qui "sarvô u paiz da hiperinfrassão i feis a istabilidadi ecunomica" pra modu di mustrá pru Pelegão i pru Sarnei qui ela inda rispira nu pudê.
Qui palhoçada!
OLHA AÍ, O BLOG DO JUSTICEIRO LULÃO, DEMOS-TUCANALHAS LADRÕES!!!
TREMEI e CORREI, para não seres EXTERMINADOS de vez!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A única forma di acabá cus petraia é acabá antis cus tucanu qui sarvarau u Pelegão du impichim i dão pruteção pra pelegada pra qui ela cuntinui assartandu us cofri pubicu inpunimenti!
Qui "palhoçada"!
"PSDBostas a caminho da extinção" (???!!!)
Que nada!!! Os PSDBostas já foram EXTINTOS pelo LULÃO!!!
Só esqueceram de deitar!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Postar um comentário