sexta-feira, 6 de julho de 2012

Está explicado porque as palestras de Serra não valem nada





José Serra foi convidado para proferir palestra no Forum Europa América Latina , em Biarritz, França com a presença de políticos e acadêmicos europeus e latino-americanos. Serra falou sobre perspectivas do desenvolvimento e da democracia na região e considera que o processo de desindustrialização em marcha criará problemas para a criação dos 50 milhões de novos empregos que a América Latina necessita até 2020. Além disso, dissertou sobre questões que atravancam o amadurecimento das democracias, sobre política externa e integração da região além de relações com a Europa.


Importante para o Brasil o fato de José Serra, um experimentado homem público, não ter se considerado derrotado face ao insucesso eleitoral e, assim, não ter se calado, continuando a expressar o posicionamento que externou na campanha.


Temos uma presidenta eleita cujo sucesso na condução do país interessa a todos nós. Por outro lado, temos, pelo visto, um líder oposicionista altamente qualificado que está demonstrando uma qualidade invejável: não se cala e não esmorece ante adversidades. Bom para o Brasil que assim seja.


Lamentável, porém, o fato de que um cidadão estrangeiro, identificado como representante do Movimento Zapatista mexicano, que, pelo visto, desconhece princípios básicos de civilidade que incluem, por exemplo, permitir que o palestrante conclua sua explanação tenha interferido na palestra. Fosse aceitável outro agir, as palestras deveriam incluir apenas apoiadores das idéias do palestrante ou, então, dever-se-ia permitir apenas palaestras de uma determinada corrente de opinião.



Lamentável o agir anti-democrático do representante mexicano no evento. Não se deve, porém, relacionar esta triste atitude à nacionalidade do ofensor. Afinal de contas, nós, brasileiros, bem sabemos que dentro do território pátrio abundam cidadãos que pensam e agem da mesma maneira.


Mais lamentável ainda, porém, é a repercussão do fato. Vários são os sites louvando e batendo palminhas para a atitude do agressor. Mais uma vez, um ato que agride os princípios democráticos é referendado por apoiadores do atual governo. Esquecem os incautos que os ataques à democracia, minando-a, causam danos a todos – inclusive a eles. É importante sempre defendê-la, pois, do contrário, um dia, os agredidos podem ser qualquer um de nós,cidadãos.

Nenhum comentário: