sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Após perder no Recife, PT pode vencer em três capitais do NE e tomar São Paulo dos tucanos. É Lula bombando!

 

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O PT saiu do primeiro turno comemorando um crescimento de 12% no número de prefeituras conquistadas em relação a 2008. Elegeu 624 prefeitos e recebeu 17,2 milhões de votos – contra 16,8 milhões em 2008.

Agora, a uma semana do segundo turno, o partido vive a expectativa de aumentar ainda mais o poderio em cidades de grande porte.

No Nordeste, onde perdeu a prefeitura do Recife, a legenda disputa, com chances de vencer, em Fortaleza (CE), João Pessoa (PSB) e Salvador (BA).

Soma-se a essa realidade promissora, a vitória praticamete certa de Fernando Haddad em São Paulo (SP).

Se os êxitos se concretizarem, o PT pode desacelerar ânimos de outros partidos aliados, como o PMDB; “meio-aliados”, como o PSB; e oponentes, como o PSDB. Aliás, no Ceará o embate com os socialistas é direto.

Todos os três têm projetos majoritários para 2012. Ou seja, colocam-se na fila da sucessão da presidente Dilma Rousseff.

Neste embalo, em que a popularidade do ex-presidente Lula segue em alta, o partido prepara agenda para o seu principal cabo eleitoral.

Lula subirá em dez palanques em apoio a candidatos petistas pelo país. Está previsto apenas um comício em São Paulo, onde Haddad abriu vantagem de 16 pontos sobre o concorrente do PSDB, José Serra, segundo o Ibope.

Até a próxima quinta-feira (25), Lula viaja 5,6 mil quilômetros e, além de São Paulo, percorre os três destinos do Nordeste na reta final da campanha.

A maratona começa nesta sexta-feira com dois comícios no ABC paulista, às 16h, em Santo André, com o petista Carlos Grana, e às 18h em Mauá, com o candidato Donizete Braga.

Neste sábado (20), Lula vai a Campinas em apoio ao petista Márcio Pochmann e, no retorno, discursa em apoio a Fernando Haddad, na capital.

A maratona prossegue no domingo (21), com comício de apoio ao candidato do PT em Diadema, Mário Reali, e na segunda-feira (22), no palanque de Sebastião Almeida (PT), em Guarulhos.

A viagem ao Nordeste começa na terça-feira (23), com o deslocamento a Fortaleza (CE), em apoio ao candidato Elmano de Freitas. No mesmo dia, Lula segue para João Pessoa (PB), na campanha de Luciano Cartaxo.

Na quarta-feira (24), o destino é Salvador (BA), para ajudar o petista Nelson Pelegrino. O último comício do ex-presidente está agendado para a quinta-feira (25)em Taubaté, no Vale do Paraíba, com Isaac do Carmo. Em São Paulo, Taubaté foi a única dessas cidades em que Lula não esteve no primeiro turno.

A presença do ex-presidente é reclamada também em Cuiabá (MT) e Vitória da Conquista (BA), onde o PT tem candidatos no segundo turno, e, ainda, em Jundiaí, cidade paulista na qual o partido apoia o aliado Pedro Bigardi, do PCdoB. Lula chegou a pedir à sua assessoria que incluísse as três cidades na agenda, mas não havia espaço.

Com informações da Agência Estado.

 
 
 
Lambido do Terra Brasilis


 

Nenhum comentário: