quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Renovação ou impostura, cara pálida?


 

Fernando Cartaxo de Arruda, sociólogo


     O PSB mostra a sua verdadeira face no segundo turno. Quem tinha dúvidas do malabarismo político do socialismo desbotado do PSB do Ceará, agora pode colocar as suas vergonhas de fora. O apoio de figuras do PSDB, como o irascível Fernando Hugo e do derradeiro deputado federal tucano, o Raimundo Gomes de Matos, já poderiam se contentar com a dimensão da tragédia.
    Não bastasse isso, alguns entusiastas da renovação política, mantra do Roberto Cláudio Prefeito, terão que engolir a expressão maior da direita e do reacionarismo político do Ceará, o representante da bala, Moroni Torgan. Esse simboliza todo o atraso do atraso no próprio DEM, o partido renovado da direita clássica brasileira. 

    Dessa vez, o vale tudo pelo poder dos Ferreira Gomes não mediu esforços e nem prudência ideológica. É algo inimaginável na trajetória política de um partido que já foi habitado por figuras como o Miguel Arraes e o velho Mangabeira. Assim não será demais dizer que a bandeira da liberdade e do socialismo foi esvaziada e virou sigla de aluguel para alpinistas políticos.

    Esse arco de aliança montado fala por si mesmo: a pura linguagem do oportunismo. Reúne a nata da direita política do Ceará e tem alguns enfeites como os desvalidos eleitorais, representado pelo PC do B, que acaba por enterrar o seu patrimônio político nesta Arca de Noé do desespero e outras siglas, sem raízes, como o Partido da Pátria Livre, que de livre nada tem. 

    Nesse cenário desolador, o PT se engrandece. As críticas que recaíram sobre a administração perdem toda e qualquer credibilidade. E o Heitor Férrer, sabiamente, se apartou dos líderes afoitos do PDT, que se enfronharam no canto de sereia do poder, abalando de forma mortal a tradição trabalhista do Leonel Brizola, que tanto honrou o partido e escreveu uma das melhores páginas de ética e compostura política em nossa história recente.

    O Ceará saberá resistir aos galanteios desse jogo pelo poder, feito com as armas  e as astúcias da arrogância e da insensatez ideológica e política. O PT, mesmo que isolado, nesse jogo pesado e inescrupuloso de sedução e chantagem, representa o que melhor temos para governar a cidade de Fortaleza. E isso o eleitor saberá discernir com plena consciência cidadã e compromisso com o futuro da democracia no Ceará.

Nenhum comentário: