terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Eduardo é o que menos empolga população que quer mudança. Maioria vota em Dilma


Foto: Aluisio Moreira/SEI
Ao contrário do tom de dificuldade que o governador Eduardo Campos (PSB) tentou demonstrar nessa segunda-feira (2), a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) pode não estar tão ameaçada pelo desejo de mudança demonstrado pela pesquisa Datafolha divulgada nesse final de semana. De acordo com a coluna Painel, editada por Vera Magalhães na Folha de São Paulo, um terço dos que responderam que queriam mudança no Governo Federal a partir de 2014 prefere votar na petista. Por sua vez, o governador pernambucano é o que menos empolga a parcela da população que quer mudança na Presidência. Apenas 15% dos insatisfeitos admitem votar no socialista, ao contrário dos 32% que declaram voto em Dilma e dos 25% que preferem o senador mineiro Aécio Neves (PSDB).
Divulgada no sábado (30), a pesquisa do Datafolha apontou um crescimento nas intenções de voto da presidente. A petista passou de 42% para 47% no cenário mais provável da disputa, em que concorre com Aécio e com Eduardo. Em relação ao último levantamento, o governador perdeu 4 pontos entre os eleitores. As intenções de voto de Campos foram de 15% para 11%. O Datafolha ouviu 4.557 pessoas entre os dias 28 e 29 de novembro e a pesquisa tem margem de erro de 2%.
Questionado pela imprensa nessa segunda, o governador minimizou o resultado das pesquisas e, analisando "os ventos" do cenário eletiroal, apresentou um prognóstico difícil para a reeleição de Dilma. "Se você for ver todas as eleições, há um ano, tinha alguém na frente que não ganhou a eleição. Todas, não foi uma só não", afirmou. "Na última eleição, em 2010, a essa altura, 75% da população queria continuidade. Então, agora, você inverteu exatamente o sentido da seta, o sentido do vento", sobre os 66% que, segundo o Datafolha, querem mudança de postura do próximo presidente.JC

Nenhum comentário: