sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Veríssimo disseca a imbecibilidade do "programa" BBB da GLOBO!


Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. [...] Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

[...] Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores). Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.



Obs.: BBB* - Big Brother Brasil

 

( Luís Fernando Veríssimo )
 
 

10 comentários:

Osvaldo Luiz disse...

Olá Gilvan! Saudações! De cara já vi que temos visões políticas diferentes, (se é que posso dizer que tenho alguma)rsss, mas de qualquer forma admiro pessoas de raciocício inteligente, lógico e sagaz! Virtudes aliás cada vez mais difíceis de se encontrar na blogosfera e que atravéz do facebook encontrei aqui em seu blog!
Talento é uma coisa que diploma algum pode dar a ninguém, no entanto, com ou sem diploma, talento você claramente tem de sobra!
Compartilho plenamente cada uma das opiniões expressas aqui principalmente no que tange à vergonha e à indignação e em meio a completa generalização e banalização da burrice e da imbecilidade, como bem foi colocado no título do post, fico muito feliz por ter encontrado esse blog do qual apartir de agora me tornarei seguidor e fã!
Obrigado por enriquecer de forma brilhante a blogosfera e parabéns pelo trabalho desenvolvido nesse blog!!
Abraço!!

Marcus Vinícius disse...

Prefiro ler a blogosfera!!!

Abraços!

Ana Cruzzeli disse...

Seu Terror
Concordo integralmente com Fernando Veríssimo. Uma rede de TV que colocou uma mulher de short para transmitir programas infantis sabe que deformou uma geração de pessoas. Esses que hoje assistem o BBB foram os baixinhos de outrora.
Televisão não é escola, não é educação, mas também não é pra deformação.
A rede globo usa técnicas para alienar quando não para aliciar, contudo tenho muitas duvidas sobre os indices de IBOPE, sobretudo das ligações por várias razões:
1- O IBOPE não é fiscalizado e não tem o contra-ponto de empresa independente.
2- Muitas pessoas podem até assistir num volume razoável, contudo ligações como as registradas é dificil de imaginar, afinal tem custo. Nós tempos modernos de altissima tecnologia de comunicação uma máquina pode fazer milhares de ligação. Como a Rede Globo adultera tudo desde que recebeu dinheiro da Time Life para aumento de seu capital, não me surpreenderia se várias, centenas, ou milhares dessas ligações constasse de um unico numero telefonico. EU NÃO CONFIO NA REDE GLOBO de jeito nenhum.

Como o povo não é povo, vou ficar de olho bem aberto nessa SAFADA.
Sou a favor de todo o tipo de democratização da comunicação, contudo para o bem do Brasil a REDE GLOBO precisa morrer( economicamente). O Brasil vai está bem melhor sem essa meliante.

Anônimo disse...

O veríssimo foi feliz em seu comentário, penso igual a ele, talvez isto faça com que as pessoas mudem,pois BBB é só aumento de receita de telefonica e globo, assimcomo criança esperança....

Gilson Raslan disse...

Parabéns ao Fernando Veríssimo pelo tema escolhido e pelas colocações sobre o tal de BBB.
Ocorre, Veríssimo, que a Fubana Enferrujada, ex-Vênus Platinada, não quer informar, não formar, deseja apenas deformar mentes, para que os incautos continuem acreditando em suas mentiras.

Gilson Raslan disse...

Parabéns ao Fernando Veríssimo pelo tema escolhido e pelas colocações sobre o tal de BBB.
Ocorre, Veríssimo, que a Fubana Enferrujada, ex-Vênus Platinada, não quer informar, não formar, deseja apenas deformar mentes, para que os incautos continuem acreditando em suas mentiras.

Deise disse...

Olá gostaria apenas de reforçar as idéias principais do texto editado neste Blog, e dizer que além de tudo não me parece que sejam pessoas comuns,o que acho é que por traz de tudo existem pessoas combinadas a fazerem certos papéis dentro da "casa do BBB" - (Big Brother Brasil)- Os participantes parecem bem o que vão fazer, e eles sabem quem dá mais IBOPE e fica até o fim, e pessoas leigas que acreditam que ali tudo é verdadeiro as vezes ligam a TV sem ter outro meio de se alegrar, as vezes com fome, sentam-se e se prestam a dar mais audiência.Pensem bem a Rede Globo é a maior produtora de novelas do Brasil, não é de se admirar ou colocar em questão que alguns de seus ex-participantes do BBB se tornem futuramente atores de novelas do dito canal em horários nobres? Será que o BBB não é uma forma de selecionar atores novos?ELes beijam, brigam, se ofendem e depois viram artistas, na verdade celebridades. Vai entender por que ainda tem gente que continua a dar valor a esse tipo de coisa.
Sem mais.
Deise

Anônimo disse...

Meu caro Verissimo,Hoje a emissora Globo exerce a mesma politica que em tempos antigos prevaleceu em romama o "Pão e circo",com este programas que nao acrescem nada a cultura como BBB novelas e outros tantos e alienado a politica de distribuição de renda pelo governo(Erronea como se faz agora) se concretiza esta politica "satisfazendo" a maioria da população brasileira que infelizmente ainda nao possui um senso critico aguçado e se prende ao mundo maquiavelico configurado por essa midia.

Anônimo disse...

Este programa ainda contribui para outra mazela presente no país que é a má distribuição de recursos favorecendo o sul e sudeste em detrimento das outras regiões.Basta analisar os participantes de cada região.

Mitchel Michael disse...

Gosto é gosto, e cada um tem o seu.
Em uma sociedade que se diz democratica, cada um tem o direito de assistir o que quiser, inclusive programas ditos imbecis por alguns. Quem sabe se não querem ver mesmo imbecilidade na tv?!
Se não tive afim de assistir, muda de canal, ou desliga se assim preferir. Ninguem ta colocando a faca em seu pescoço pra te obrigar a ver.
Muita gente tem a mania de achar que somente o que elas gostam é que presta, o resto é ruim, é porcaria ou é sem cultura.
Vocês acham que este programa foi criado aqui no Brasil? E que só tem sua versão brasileira?
Acorda pessoal!!!
Além de nós existem muitas pessoas que gostam, então não vamos culpar a Globo nem a apresentadora de programa infantil que usava Short por isso.
Milhões e milhões de votos nem sempre são feitos pelo telefone ou celular, podem ser feitos gratuitamente atraves da internet.