Em horário eleitoral, Lula vira garoto-propaganda de candidatos pelo país
da Agência Folha
No primeiro dia do horário gratuito para prefeitos na TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou garoto-propaganda de candidatos pelo país e foi até elogiado pelo tucano Beto Richa, de Curitiba.
Em seu programa, Richa, atual prefeito e líder nas pesquisas, chamou Lula de "bom parceiro". "Quero fazer alguns agradecimentos. Primeiro ao governo do presidente Lula, que entendeu o nosso trabalho", afirmou.
No programa, locutores também disseram que Richa fez "o maior programa habitacional da história de Curitiba, em parceria com o governo federal".
Lula foi estrela ainda do programa da candidata do PT na cidade, Gleisi Hoffmann. Em depoimento gravado, disse que a petista pode se tornar "uma das maiores prefeitas da história de Curitiba". O presidente também foi citado no programa do PMDB.
Em Belém, Lula elogiou nos programas os candidatos do PMDB e PT. Antes da campanha, ele tentou convencer os dois partidos a lançarem uma chapa única. Nas gravações, veiculadas ontem, o presidente elogia tanto o peemedebista José Priante quanto o petista Mário Cardoso. O PT já tinha entrado na Justiça pedindo a suspensão de uma inserção, gravada em 2006 e colocada no ar anteontem, na qual Lula elogiava Priante. O PMDB não soube dizer se o vídeo é o mesmo usado ontem.
Em Salvador, os dois partidos também exploraram a imagem de Lula. O presidente foi visto nos programas do PT e PMDB, que foram à Justiça para usar imagens dele. No programa do prefeito João Henrique (PMDB), Lula aparece cumprimentando o candidato em um evento. No do PT, o presidente é mostrado ao lado de Walter Pinheiro, que concorre à prefeitura. Também foi dito no horário eleitoral que Lula e Pinheiro fazem parte do "mesmo time" e ajudaram a construir o partido.
O prestígio de Lula junto aos eleitores também foi explorado nos programas da prefeita Luizianne Lins (PT) e da senadora Patrícia Saboya (PDT), candidatas em Fortaleza.O slogan de Luizianne, "Fortaleza três vezes mais forte", faz referência ao apoio do governo federal e do governador Cid Gomes (PSB). Lula apareceu abraçando a candidata em imagens feitas em um evento.
Saboya exibiu fotos em que está ao lado do presidente. As candidatas foram recepcionar Lula pouco antes da exibição do programa, na Base Aérea da cidade. O presidente chamou as duas de "minhas meninas".
Em Recife, ele foi citado até em um trecho do jingle de João da Costa (PT). O candidato Cadoca (PSC) também citou Lula em seu programa.
No programa de Márcio Lacerda (PSB), candidato em Belo Horizonte que é apoiado por petistas e tucanos, locutores disseram que ele já trabalhou no governo Lula.
Comentários.
Quando o andor é mais forte que o santo dá nisso ai.
Até os tucanos malditos querem tirar uma "casquinha".
Nenhum comentário:
Postar um comentário