Taxação será de 2% e vale para aplicações em renda fixa e na Bolsa de Valores
Do R7, com Reuters.Texto: ..O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira (19) a taxação para os investimentos estrangeiros que entrarem no Brasil para aplicações na Bolsa de Valores ou em renda fixa - títulos com rendimento previamente definido, como CDBs (Certificados de Depósito Bancário), papéis do Tesouro, caderneta de poupança e títulos de credito.
Segundo Mantega, o capital estrangeiro será tributado, a partir desta terça-feira (20), por uma alíquota de 2% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
A medida, informou o ministro, visa combater a especulação e a queda do dólar em relação ao real. O anúncio, amplamente esperado pelo mercado ao longo do dia, já fez o dólar subiu hoje. A moeda norte americana teve alta de 0,29% em relação ao real e terminou o dia valendo R$ 1,713.
A regra de tributação dos estrangeiros será criada por meio de um decreto-lei, previsto para ser publicado no "Diário Oficial da União" nesta terça-feira.
Mantega esclareceu que o investimento direto, ou seja, feito diretamente em empresas e no setor produtivo, não será taxado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário