segunda-feira, 8 de março de 2010

FHC sobrevive graças ao PiG

FHC faz alerta sobre 'controle partidário da economia'

Agência Estado


SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso alertou, em artigo publicado neste domingo, 7, no jornal O Estado de S. Paulo, que empresas estatais "não devem acobertar ganhos políticos escusos nem aumentar o controle partidário sobre a economia". No artigo "A hora é agora", FHC coloca como desafio para o próximo governo o controle dos gastos correntes e a contenção da deterioração da balança de pagamentos, "sem fechar a economia ou inventar mágicas para aumentar artificialmente a competitividade de nossos produtos".


Segundo ex-presidente, é "bizantina" a discussão do tamanho do Estado ou sobre a superioridade das empresas estatais em relação às empresas privadas ou vice-versa. "Ninguém propõe um Estado mínimo, nem o PSDB", afirmou, mas aproveitando para criticar o inchaço do Estado, "com nomeações a granel" e o uso das empresas públicas "para servir a interesses privados ou partidários". Ora, FHC não é favor de nomeação de político para exercer cargo em empresas estatais, mas encheu o Banco Central de figuras conhecidas no submundo dos trambiques, sobressaindo-se dentre eles Lara Resende e Persio Árida, sócio de Dantas no Banco Opportunity.

A verdadeira ameaça ao desenvolvimento sadio, segundo FHC, não é privatizar mais, "tampouco o PSDB defende isso", mas continuar a escolher, como o governo atual, "quais empresas serão apoiadas com o dinheiro do contribuinte (sem que este perceba), criando-se monopólios, ou quase monopólios, que concentrarão mais ainda a renda nacional". Para ele, empresas estatais se justificam em áreas para as quais haja desinteresse do capital privado ou necessidade de contrapeso público. Não entendi! FHC é contra a privatização, logo ele que vendeu quase todas as nossas estatais e só não vendeu mais por causa do PT e aliados de então.Sei, FHC quer poupar Serra da sanha privatista dos tucanos.

O artigo de FHC também destaca os avanços sociais obtidos pelos últimos governos, nos marcos da Constituição de 1988, destacando a universalização do acesso aos serviços de saúde, à escola fundamental, a cobertura assistencial a idosos e deficientes e o maior acesso à terra. Embora admita que tudo isso deverá ser mantido pelo próximo governo, o ex-presidente alerta para a necessidade da redução dos desperdícios, para que se possa "oferecer serviços de melhor qualidade, mais bem avaliados e como menor clientelismo".

Outro desafio, segundo o líder(lider? só se for de corrupção) tucano, é a redução da carga tributária, sobretudo os impostos que recaem sobre a folha de pagamentos. "Para investir mais, tributar menos e dispor de melhor oferta de serviços sociais não há alternativa senão conter o mau crescimento do gasto". FHC, além de safado, é estúpido.FHC esquece que foi ele quem elevou a carga tributária de 26% para 37% do PIB.

FHC também não deixou de comentar a questão da ética na política. "Nem só de economia e políticas sociais vive uma nação. Os escândalos de corrupção continuam desde o mensalão do PT", provoca. Para o ex-presidente, com o atual sistema eleitoral e partidário visivelmente desmoralizado, uma reforma nessa área se impõe".O cara é muito cínico, FHC foi o presidente mais corrupto da História Brasil.FHC deu de mão beijada a TELEBRAS à Daniel Dantas, numa história espantosa de corrupção, FHC criou o PROER para ajudar os banqueiros, principalmente a mulher de seu filho, FHC é o único presidente do Brasil réu em ação popular, por vender a Vale de Rio Doce de forma lesiva a Nação, FHC, comprou a emenda da reeleição a R$ 300 mil reais por deputado, FHC usou verba do FAT para beneficiar a Fundação Teotônio Vilela, FHC teve a sua mulher oficial envolvida em corrupção na ONG Alfabetização Solidária, a CGU descobriu desvio de mais de R$ 211 milhões recebidos durante o governo FHC, grana essa que dava para alfabetizar 1, 4 milhões de brasileiros, no entanto, só alfabetizou 140 mil.


O ex-presidente ainda alerta que, para o futuro, faltam estratégias e sobram dúvidas, destacando as questões de política energética, como o etanol, o biodiesel e a discussão sobre as jazidas de petróleo do pré-sal. "A discussão (sobre as jazidas) se restringirá à partilha de lucros futuros ou cuidaremos do essencial: a base institucional para lidar com o pré-sal, a busca de tecnologias adequadas e de uma política equilibrada de exploração?", indaga.

FHC encerra o artigo com outra provocação ao governo. Segundo ele, todas essas questões levantadas estão à espera de um debate político maduro, que, "à falta de ser conduzido por quem deveria fazê-lo, por ter responsabilidades de mando nacional, deve ser feito pela sociedade e pelos partidos." Mais uma vez FHC se superou.Reforma Política boa fez FHC, quando comprou a Emenda a Reeleição.

5 comentários:

Maria Amélia Martins Branco disse...

Concordo com tudo isso e tem mais, é só pesquisar à fundo.

Maria Amélia Martins Branco disse...

Concordo com tudo isso, se pesquisar à fundo tem muuto mais.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Maria, exatamente.

Anônimo disse...

fhc, esquese,vc e o pig ja era, foi lula agora e dilma,e depois lula de novo co a força do povo, seus amigos banqueiros e magistrados tem pouquissimo votos, o povão quer lula e sua turma...

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, é isso aí.