quarta-feira, 17 de março de 2010

Pesquisa do instituto Mapear também mostra avanço de Dilma

Pesquisa do Instituto Mapear, do Rio de Janeiro, divulgada nesta segunda (15), mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PMDB) lidera a corrida presidencial, com 26% das intenções de voto, mas emsituação de empate técnico com a pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff, que aparece com 22%. A margem de erro é de 2,18% para mais ou para menos. Em terceiro lugar vem o deputado federal Ciro Gomes (PSB), com 9%, e em quarto, a senadora Marina Silva (PV), com 7%. Brancos, nulos e
indecisos somam 36%.

Segundo a pesquisa, 65% sabiam que Dilma Rousseff era a candidata do presidente Lula. E quando, em seguida, era mostrada a cartela em que aparecia "Dilma, a candidata do Lula", o quadro mudava radicalmente: Dilma passa para 35% e Serra aparece com 22%.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 5534/2010 e foi realizada entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março com 2.015 pessoas em 15 estados.

Imagem positiva

Segundo o antropólogo e mestre em Sociologia Claudio Gama, diretor do instituto, nesse momento "a imagem positiva do Lula é o que pesa, é o diferencial. Isso é muito forte e, no meu entendimento, só uma coisa faz a Dilma perder essa eleição: a própria Dilma".

Gama destaca como ponto interessante na pesquisa o fato de que, ao tomar conhecimento de que Dilma é a candidata de Lula, ela dispara no Nordeste (45 a 12), ganha bem no Norte/Centro Oeste (34 a 24) e Sudeste (32 a 23) e perde no Sul (25 a 35). "É impressionante, mas quando se explicita que Dilma é a candidata do Lula ela sobe muito".

Nesta situação, a ministra é vitoriosa entre os eleitores masculinos (38%); entre as eleitoras (32%) e entre todas as faixas etárias. Ela ganha também de Serra quando a variante é a escolaridade: 37% contra 21% para quem estudou até o 4º. ano do Ensino Fundamental; 36% ante 21% de 5ª. a 8ª. séries; de 33% contra 22% dos que cursam o Ensino Médio e, finalmente, entre os que estão na universidade, 32% ante 23%, do candidato tucano. “O fato de Dilma estar tão colada a imagem de Lula desafia seus oponentes a buscar maior identidade com ele. Não tenho dúvidas que os marqueteiros de Serra irão revesti-lo de características que se assemelhem as de Lula. No caso, ser filho de imigrante, ter sido pobre, ter sofrido, etc.”, avalia Gama.

Antes de ser apresentada a cartela que mostra o apoio de Lula, os resultados, por regiões, mostra que Serra vence no Sul (35 a 18) e Sudeste (26 a 20), empata no Norte/Centro Oeste (27 a 27) e que Dilma vence no Nordeste (25 a 18).

Segundo Gama, o resultado não se resume ao fato de Dilma ganhar só por ser a indicada do presidente, e José Serra ter conexão com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ambos do mesmo partido. “Dilma não ganha por um suposto lado ‘negativo’ de FHC ou só pela influência ‘positiva’ de Lula“, esclarece Gama, lembrando que na primeira etapa da pesquisa, as perguntas não relacionaram o nome da ministra ao do presidente.

De acordo com o cientista político e professor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, Ricardo Ismael, outras pesquisas mostram como o nível de conhecimento a respeito de Dilma Rousseff aumentou em tão pouco tempo e vem crescendo, sobretudo quando o assunto se refere a questão da manutenção dos programas sociais: “A população confia nela para dar continuidade”, afirma. Segundo ele, a ministra vem mostrando ótimo desempenho por dois motivos: tem se mostrado competitiva em relação aos outros candidatos e com condições de fazer alianças fortes para o seu palanque eleitoral.

Pesquisa Ibope

Nesta quarta-feira (17), uma outra pesquisa, desta vez de um grande instituto, o Ibope, deve ser divulgada. Contratada pela Confederação Nacional da Indústria, a pesquisa CNI/Ibope confirmará o avanço da candidata petista. Mas há controvérsia sobre o tamanho deste avanço.

O jornalista Lauro Jardim, da Veja, afirmou em seu blog que "o PSDB saiu-se mal" na pesquisa e que os números devem mostrar "um empate técnico de José Serra e Dilma Rousseff, mas com a petista 1 ponto porcentual à frente".

Já a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, trouxe na segunda-feira (15) a informação de que a pesquisa mostrará Serra 5 pontos à frente de Dilma no principal cenário pesquisado.

É esperar para ver qual dos dois jornalistas tem a melhor fonte. Os números da pesquisa devem ser anunciados hoje em coletiva de imprensa por volta das 10h na sede da CNI, em São Paulo.


Além dos resultados de sondagem de intenção de voto para presidente da República na eleição de 2010, a pesquisa mostra ainda a mais recente avaliação do governo e da imagem do presidente da República. Também serão divulgados índices de respostas que incluem expectativas da população sobre a economia e o desemprego para os próximos meses.

As pesquisas CNI/Ibope são divulgadas de três em três meses. Na última pesquisa, divulgada em dezembro, Dilma tinha 17% e Serra, 38%. Ciro tinha 13% e Marina, 6%.

Avanço constante

Em janeiro e fevereiro, outras pesquisas de institutos diferentes mostraram um rápido crescimento das intenções de voto na candidata petista. Os levantamentos do Datafolha, Sensus e Vox Populi mostraram situações de empate técnico, com Serra na frente. Caso seja confirmada a informação de Lauro Jardim, o Ibope será a primeira pesquisa de abrangência nacional a mostrar Dilma Rousseff na frente do tucano.

A pequisa Ibope/CNI foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 5429/2010. Foram feitas 2002 entrevistas em todo o país, o que dá uma margem de erro máxima de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Da redação Vermelho,
Cláudio Gonzalez, com agências

Nenhum comentário: