sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dilma, a herdeira de Lula


Será que a procuradora tucana vai entrar com representação contra o Le Monde?


Jornal do Brasil - 18/06/2010

O jornal francês Le Monde publicou uma entrevista da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na qual ela é chamada de “herdeira de Lula”. Na reportagem, Dilma falou, entre outros assuntos, a respeito da possibilidade de o Brasil entrar para o grupo dos países desenvolvidos.“

O Brasil está vivendo um momento muito especial. Nós podemos passar da condição de país emergente à condição de nação desenvolvida”, afirmou Dilma.

Na mesma entrevista, ela projetou um crescimento de 5,5% a 6% ao ano da economia brasileira no período de 2011-2014. Dilma citou ainda os números de redução da pobreza durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a candidata, a pobreza caiu de 77 milhões para 53 milhões.

No entanto, 19 milhões de brasileiros ainda sobrevivem em condições de extrema pobreza e 34 milhões vivem em condições precárias.

O jornal abordou a questão do PAC. O periódico diz que segundo “fontes não-governamentais, menos da metade dos projetos foi implementada até hoje”, e lembra que “Dilma contesta este número e aponta para a relutância dos investidores privados”.

“O financiamento em grande escala não pode depender exclusivamente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É necessário que as instituições privadas também contribuam, desenvolvendo novas formas de engenharia financeira", disse Dilma.

A viagem de Dilma à Europa termina no domingo.

Ontem, ela se encontraria, em Bruxelas, com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. A viagem continua hoje em Madri, onde deverá encontrar-se com o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero. Amanhã, em Lisboa, ela se reúne com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.

Nenhum comentário: