sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tucanos estão desesperados

TSE recebe quatro registros de pesquisa eleitoral entre 21 e 25 de junho


25 de junho de 2010


Durante esta semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, até o início da tarde desta sexta-feira (25), quatro registros de pesquisa sobre as eleições 2010. As pesquisas são de âmbito nacional e estadual e vão apurar intenção de voto dos eleitores de Sergipe, Santa Catarina e Minas Gerais para presidente e vice-presidente da República, senador e governador.

A primeira pesquisa foi feita pela Central de Informações Ltda. – Dataform a pedido do Jornal Cinform. O dia da realização foi 11 de junho.

A segunda empresa a fazer pesquisa foi a Brasmarket Análise e Investigação de Mercado S/C Ltda., por solicitação da TV Cidade dos Príncipes. O período de realização é de 21 a 29 de junho.

Já a Sensus data world pesquisa e consultoria S/C Ltda., fez a terceira pesquisa a pedido da mesma. O período de realização será nos dias 26 e 27 de junho.

A última pesquisa foi da Vox Opinião Pesquisa e Projetos Ltda., por solicitação da Rádio e Televisão Bandeirantes. O período de realização está sendo do dia 24 ao dia 26 de junho.

Resolução

De acordo com a resolução sobre pesquisas eleitorais, desde o dia 1º de janeiro deste ano, todas as pesquisas de intenção de voto para conhecimento público devem ser registradas na Justiça Eleitoral com antecedência mínima de cinco dias da divulgação. Somente as pesquisas sobre eleições presidenciais são registradas no TSE. As enquetes sobre os demais cargos (governador, senador, deputados federal, estadual/distrital) têm de ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral do estado pelo qual o candidato vai concorrer.

Entre outras informações, as entidades e empresas que realizarem as pesquisas devem informar quem contratou e pagou a pesquisa; valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa. TSE.

Nenhum comentário: