terça-feira, 22 de junho de 2010

"Enganotrilho": as mentiras do governo tucano sobre o metrô de SP


O governo paulista (turma do PSDB/Serra) e o prefeito Gilberto Kassab estão construindo o monotrilho elevado na Avenida Anhaia Melo, em Vila Prudente, zona leste de São Paulo. Eles estão falando que é o metrô até Cidade Tiradentes, passando por São Lucas, Sapopemba e São Mateus. Até as placas e os operários que estão no local usam símbolo do metrô. Mas não é nada disso. É pura enganação. Monotrilho não é metrô.


São dois modelos bem diferentes. Cada composição do metrô leva 2 mil pessoas a 70km/h. O enganotrilho carrega 600 pessoas a 45km/h. Por essa conta vai sobrar gente sem transporte público na zona leste.

Por onde o metrô avança, ele traz progresso e valoriza a região. Já o monotrilho na Avenida Anhaia Mello e na Avenida Sapopemba terá viaduto rasgando o canteiro central. Não é difícil prever que esse minhocão vai trazer decadência e acabar com o comércio. Isso já aconteceu na Avenida do Estado e na Avenida Juntas Provisórias, no Ipiranga. Lá, o antigo fura-fila fez as portas de muitos comércios fecharem.

Os defensores do monotrilho alegam custos. Enquanto, o monotrilho (“monorail”) custa R$ 100 milhões por quilômetro, o metrô custa R$ 300 milhões. Mas eles se esquecem de dizer que o metrô transporta quase quatro vezes mais e com toda segurança.

Se o monotrilho elevado é tão bom, porque a Prefeitura não constrói em bairros nobres como Chácara Flora, Chácara Klabin, Morumbi e Pinheiros? Kassab diz que quer derrubar o tradicional minhocão no centro da cidade? E quer construir esses minhocões nas periferias. Você já parou para pensar nisso?

Sem cumprir metas

O governo estadual também cumpriu menos da metade das metas de transporte metropolitano estabelecidas para o ano passado no Plano Plurianual (PPA) 2008-2011. Segundo balanço do Executivo, 16 dos 30 objetivos traçados para o setor não foram alcançados. Das metas ligadas à ampliação das linhas do Metrô, apenas duas foram atingidas.

Nenhuma das metas de modernização das linhas de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi atingida. O plano de expansão metroviário e ferroviário foi uma das principais bandeiras da gestão do ex-governador e candidato à Presidência José Serra (PSDB).

Da Redação Vermelho, com informações do Sindicato dos Metroviários de São Paulo

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