sexta-feira, 11 de junho de 2010

Emprego industrial cresce 3,3% na comparação anual


O emprego na indústria brasileira cresceu 3,3% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2009, segundo informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira. Esta é a maior variação, na comparação anualizada, desde fevereiro de 2008, quando o avanço havia sido de 3,5%.

Todas as 14 regiões pesquisadas tiveram aumento do emprego, com destaque para São Paulo (2,8%), Nordeste (5,8%) e Rio Grande do Sul (4,9%).

Na comparação com o mês de março deste ano, o emprego na indústria subiu de 0,4%. Em 2010, o setor acumula alta de 1,3%.

Análise: emprego na indústria não acompanha crescimento da economiaDado da OCDE aponta arrefecimento mundial, Brasil tem picoVocê gostaria de ser um planejador financeiro? Veja dicasEmpresa aérea Emirates compra 32 aviões gigantes A380; veja fotosAcaba hoje o prazo dado a BP para apresentar plano de contençãoInflação na China atinge 3,1% e supera meta do governoDoze setores contrataram em abril. As maiores altas no número de vagas foram de Alimentos e bebidas (4,4%), Têxtil (11,7%) e Máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (7,3%).

O número de horas pagas na indústria teve variação positiva de 0,1% em abril sobre março, com ajuste sazonal, e 4,2% contra abril de 2009.

O valor da folha de pagamento real caiu 0,4% no mês, com ajuste, após ter crescido por três meses seguidos, e subiu 5,4% na comparação anual.

Entenda a pesquisa


Segundo o IBGE, a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário produz mensalmente indicadores sobre vagas e remuneração nas atividades industriais, sobre pessoal ocupado assalariado, admissões, desligamentos, número de horas pagas e valor da folha de pagamento em termos nominais (valores correntes) e reais (deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA).

São consideradas as empresas que possuem unidades locais registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e reconhecidas como industriais pelo Cadastro Central de Empresas do IBGE.

A pesquisa é dividida nas seguintes áreas: regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, Pernambuco, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O levantamento foi iniciado em 1968 com o nome de Pesquisa Industrial Mensal – Dados Gerais. Em 1997, passou a ser denominado Pesquisa Industrial Mensal - Emprego, Salários e Valor da Produção.

A partir de 2001 a pesquisa foi reformulada, deixando de levantar informações relativas ao valor da produção industrial e passando a ser denominada Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário.

Reuters

Nenhum comentário: